terça-feira, 31 de maio de 2011

ALEGRIA NA PROVAÇÃO?

Parece um absurdo, mas é o que nos ensina a Palavra de Deus! Tiago diz em sua carta: “Irmãos, tende por motivo de TODA ALEGRIA o passardes por várias provações” (Tg 1.2). Como pode isso? Geralmente nós vemos ao contrário, as pessoas tristes por estarem passando por provações. O mais comum  é reclamarmos pelos problemas, dificuldades e circunstâncias contrárias; eu nunca vi alguém dizer que está alegre por estar passando por alguma “tempestade”. A tendência nossa é fazer como os discípulos, que foram apavorados acordar Jesus, que dormia tranquilo em meio a uma enorme tempestade em alto mar, mas veja qual foi a reação de Jesus: “Por que sois tímidos, homens de pequena fé?” (Mt 8.26). Eles não procederam corretamente, apesar de terem ido à fonte certa, pois se Jesus dormia, eles deveriam descansar e confiar.

O termo usado pelo apóstolo nesta carta, nos lembra as mãos de um ferreiro que toma um pedaço de ferro e o coloca para aquecer em altíssima temperatura até que este fique vermelho como uma brasa, e então leva o ferro para a bigorna e começa a dar marteladas para moldar aquele pedaço de ferro, que agora está flexível para se tornar em um utensílio útil, como por exemplo uma ferradura ou uma lâmina afiada. Isto traduz o propósito de Deus quando nos permite passar pela provação. Ele é o ferreiro, nós somos o pedaço de ferro, a provação é o fogo e as marteladas que moldam nossas vidas, para que nos tornemos úteis no Reino de Deus.

Por isto devemos nos alegrar ao passar pela provação, pois é o meio pelo qual vamos ser transformados em bençãos. Quando provados temos oportunidade de mostrar nossa fé, enfrentando-as com alegria na certeza de que Deus nos dará a vitória, e chegaremos do outro lado seguros, experientes e mais úteis no Reino de Deus. Por isto, quando furar o pneu do seu carro, agradeça a Deus porque você tem um carro para furar o pneu, quando atrasar seu ônibus, agradeça a Deus porque você tem um ônibus para esperar, quando queimar a língua no café com leite fervendo, agradeça a Deus porque você tem ele para tomar, quando estiver doente, agradeça a Deus a cura que Ele no momento certo vai realizar, quando passar por problemas financeiros, agradeça a Deus, pois Ele é Jeová Jireh e no tempo certo a provisão chegará.

Me recordo no tempo que meu irmão era viciado em drogas, o quanto Deus usou aquela situação para amadurecer minha mãe, pois diante daquela situação, minha mãe passou a ter uma vida muito mais intensa de oração e lágrimas, que a tornaram numa mulher mais ungida e consagrada a Deus. Houve um momento em que nos reunimos eu, minha mãe e minha irmã, com a decisão de não mais reclamarmos diante de Deus sobre meu irmão, e sim agradecer e louvar a Deus pela certeza que Ele estava no controle da situação. Passaram-se poucos meses e meu irmão foi liberto das drogas e mais tarde, se tornou um pastor. Por isto, louve a Deus pelos problemas que enfrenta com seus filhos, ou quem sabe com seu esposo ou sua esposa, Deus é poderoso para reverter a situação e lhe garantir a vitória.

Por isto a Palavra de Deus nos ordena: “Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo: Alegrai-vos” (Fl 4.4). A nossa alegria é no Senhor, pois em meio às provações o Senhor está conosco, como diz o salmista Davi: “ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam” (Sl 23.4). Não importa qual seja a sua dificuldade ou a circunstância que está a enfrentar, se alegre no Senhor, pois Ele já garantiu a vitória: “não vos sobreveio provação que não fosse humana, mas Deus é fiel, e não permitirá que sejais provados além das vossas forças, pelo contrário, juntamente com a provação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (I Co 10.13) Ao invés de dizer: Eu não aguento mais! diga: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4.13).

Um comentário:

  1. Querido irmão Daniel!

    Glória a Deus que sempre que entro aqui sou edificada através das tuas palavras.Realmente, a nossa postura frente as lutas enfrentadas pode tornar o péríodo de provação em aprendizado e posteriormente colheita.

    Que Deus continue a te abençoar grandemente.

    Postei coisa nova no blog, depois passa lá para conferir.

    Um abraço

    Em Cristo

    Nessa

    http://insightsereflexoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir