quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

10 PERGUNTAS SOBRE SALVAÇÃO

Sei que o assunto é muito amplo e envolve praticamente tudo o que diz respeito à vida cristã, mas gostaria de responder algumas perguntas básicas sobre salvação.


1. PARA QUE SOMOS SALVOS?

Segundo Efésios 1.3-6 encontramos três respostas para esta pergunta:

a. Para sermos santos e irrepreensíveis perante Deus
Devido ao pecado perdemos nossa imagem original, quando somos salvos, uma das finalidades é a recuperação da nossa imagem e semelhança a Deus. A salvação nos faz santos, separados para Deus e irrepreensíveis. Perante o Senhor, através de seu Filho Jesus Cristo, estamos lavados e purificados de todo o pecado, nos apresentamos diante dele completamente justificados de toda impureza e pecado.

b. Para sermos adotados como filhos
O pecado também nos fez perder o direito de filhos, e naturalmente somos apenas criaturas de Deus, e podemos até ser chamados de “filhos do diabo” pela deformação que nos trouxe o pecado, mas através de Jesus somos adotados como filhos legítimos de Deus, nos tornamos parte de sua família espiritual.

c. Para louvor da glória da sua graça
E por fim somos salvos para louvor e glória de nosso Deus, este é o fim principal da nossa salvação, glorificarmos a Deus através de nossas vidas, pois quando fomos salvos passamos a viver para a honra e a glória de Deus somente, não nos interessa outra coisa, se não que o Senhor seja glorificado através de nossas vidas.


2. COMO SOMOS SALVOS?

Efésios 2.8 nos ensina que somos salvos pela graça de Deus mediante a fé, e que isto não vem de nós, mas é dom de Deus, não somos salvos por obras para que ninguém se glorie.
Somos salvos pela graça através de Jesus.
A salvação nos é dada gratuitamente através de Jesus Cristo. Ninguém e jamais alguém poderia fazer alguma coisa para ser salvo, porque Jesus já fez tudo o que nos era impossível de se fazer. Ele morreu na cruz pelos nossos pecados e através de seu sangue derramado na cruz somos purificados e lavados completamente. E tudo isto é de graça, não precisamos fazer nada, apenas crer de todo o coração e nos entregarmos totalmente a Ele, arrependidos dos nossos pecados e assim somos salvos. O texto é muito claro, não de obras para que ninguém se glorie, pois se o homem fosse salvo por alguma obra praticada, ele teria méritos na sua própria salvação e poderia se gloriar disto, mas Jesus e somente Ele merece a glória, a honra e o louvor, pois só por Ele se tornou possível a salvação do homem (Atos 4.12 e 15.11).


3. SOMOS SALVOS DO QUE?

O termo salvação originalmente tem um significado muito amplo na Bíblia, ele implica que somos salvos, estamos sendo salvos e que seremos salvos.

a. Somos salvos da condenação do pecado
Uma vez salvos, somos justificados diante de Deus. O Senhor nos olha através de seu Filho e nos vê completamente santos e sem pecado, pois diante dele estamos justificados e não há mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus (Romanos 5.9 e 8.1).

b. Estamos sendo salvos do poder e domínio do pecado
Embora salvos, continuamos habitando uma carne pecaminosa, e cabe a nós dominá-la, pois não somos mais escravos do pecado e sim escravos da justiça. Deus no capacita a vencer o pecado, e na medida que assim fazemos vamos nos santificando também na pratica. A justificação é algo legal diante de Deus, e santificação é algo pratico diante de Deus (Romanos 6.14-18).

c. Seremos salvos da presença do pecado
No futuro seremos salvos da presença do pecado, porque estaremos livres deste corpo corruptível e habitaremos um novo corpo, que será incorruptível, quando não teremos mais pecado e nossa luta contra ele já estará completamente vencida (I Coríntios 15.54-56).


4. SE MORRERMOS COMETENDO PECADO OU SE NO MOMENTO EM QUE JESUS VOLTAR ESTIVERMOS COMETENDO PECADO, SEREMOS SALVOS?

É claro que sim, pois não somos salvos pelo que nós fazemos e sim pelo que nós cremos. Há um texto bíblico muito claro sobre isto em Mateus 7.22-23 que diz: “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade”. A salvação se dá porque Jesus nos conhece muito mais do que conhecemos Ele, estes homens apesar de fazerem tantas coisas em seu nome não serão conhecidos por Ele, porque nunca foram salvos, eram apenas religiosos, mas aquele que é salvo, Jesus o conhece e sabe que embora continue lutando contra o pecado ainda está sujeito a fraquezas, e a salvação é porque creram e se entregaram a Ele e não porque fazem isto ou aquilo, eu repito, somos salvos pela graça e não por obra alguma para que ninguém se glorie.


5. EXISTIRÁ ALGUMA VANTAGEM PARA AQUELES QUE SÃO BONZINHOS

Este é um ponto realmente delicado, pois é difícil para os homens entenderem como que pessoas tão boas serão condenadas por Deus a viverem eternamente no inferno. O problema é que vemos o homem do ponto de vista humano e não divino, pois a Bíblia nos diz que perante Deus não há justo, nenhum sequer, não há ninguem que não peque e nossas justiças diante de Deus são como trapos de imundícia. O homem tem 10 mil pensamentos por dia, imagine que destes ele cometa apenas 10 pensamentos pecaminosos, o que seria extremamente santo; por ano acumularia mais ou menos 4 mil pecados, isto só considerando os 10 pensamentos por dia, uma vida média de 50 anos, seriam 200 mil pecados. A verdade é que não existe diante de Deus ninguém bonzinho, desta maneira para a salvação não existe nenhuma vantagem em ser bonzinho. Sem dúvidas que aquele que é salvo tem a obrigação de ser “bonzinho” como fruto da sua salvação, no entanto será salvo unicamente pela graça do Senhor Jesus Cristo (Isaías 64.6; Mateus 19.17,17; Salmo 143.2 e Eclesiastes 7.20).


6. HÁ SALVAÇÃO FORA DO CRISTIANISMO?

É claro que não, pois se o homem é salvo através de Jesus, e somente através dele, desta maneira é impossível qualquer ser humano ser salvo sem Jesus Cristo, não há salvação fora do cristianismo puro e verdadeiro, não me refiro ao cristianismo como uma religião representada em enúmeras denominações espalhadas pela face da terra, mas me refiro ao cristianismo no sentido original e puro do seu significado (João 14.6 e I Timóteo 2.5). Jesus é o único caminho de salvação, Ele é o único mediador entre Deus e os homens, excluindo qualquer outro meio de salvação ao homem, para alguém ser salvo deve se tornar sem dúvidas um cristão no verdadeiro sentido da palavra.


7. AS RELIGIÕES PODEM AJUDAR A SALVAR O HOMEM?

Não! Nenhuma religião pode contribuir para a salvação do homem, este é salvo independente de qualquer religião. Aliás as religiões tendem a atrapalhar a salvação do homem, porque muitos pensam que estão salvos justamente por causa da religião. A religião evangélica, por exemplo pode até ser um meio de divulgação da mensagem de salvação, se esta for fiel a Palavra de Deus, mas mesmo assim ela não pode salvar ninguém. Infelizmente as religiões em sua maioria promovem o humanismo muito mais do que o cristianismo, e desta maneira tem sido um engano para os homens que precisam não de uma religião e sim de Jesus para serem salvos (Marcos 7.13; Colossenses 2.8 e Mateus 23.13-15)


8. QUAL SERÁ O FIM DOS SALVOS?

Os salvos habitarão a nova terra e o novo céu que Deus fará depois de tudo o que existe neste céu e terra serem destruídos. Serão eternamente povo de Deus, e Deus habitará no meio deles, onde não haverá mais morte, nem luto, nem pranto, nem dor, quando Deus enxugará dos olhos todas as lágrimas, e para sempre permanecerão em alegria e prazer eternos (Apocalipse 21.1-4).


9. QUAL SERÁ O FIM DOS PERDIDOS?

Os perdidos serão lançados juntamente com a morte, o inferno e todos os demônios no lago de fogo onde permanecerão eternamente num lugar onde somente haverá choro e ranger de dentes (Mateus 25.30; Apocalipse 20.14-15).


10, O QUE TEMOS QUE FAZER?

Só existe uma única saída e uma única solução: reconhecermos que somos pecadores, nos humilharmos e arrependermos diante de Deus, crermos e aceitarmos a Jesus Cristo como nosso único Senhor e Salvador. Ele disse: Eu sou a porta, aquele que por mim entrar, será salvo, entrará, sairá e achará pastagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário