sábado, 8 de junho de 2013

O CRISTÃO DEVE SER COMO A ÁGUIA

Muita matéria já tem sido escrita sobre a águia, mas como tenho uma mensagem já há 30 anos sobre a águia, resolvi publicá-la, tendo a certeza de que muitos serão edificados através dela.

Nosso texto básico é o de Isaías 40.30-31: “Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”.

O profeta usa a águia como figura daquele que confia no Senhor, que vive uma vida em ascendência, sempre subindo, sem nunca se cansar. Assim deveria ser todo cristão, tendo uma vida crescente, não vivendo como uma eterna criança espiritual, mas como um homem maduro e experimentado.

Como toda ave, a águia começa sua vida em um ninho aconchegante e fofo, cheio de penas onde confortavelmente é alimentada por sua mamãe águia e aquecida por suas longas asas. Assim também começa a vida do cristão, quando conhece o Senhor Jesus e vive o seu primeiro amor, tudo parece maravilhoso, confortável e seguro, quando é amparado pelos novos irmãos e a nova igreja, recebendo os seus primeiros alimentos, como recém-nascido, bebe do leite espiritual (I Pedro 2.2), pelo qual lhe é dado o crescimento para a salvação.

Mas chega um tempo em que o filhote de águia, começa a ser incomodado pela própria mãe, que vai tirando dele o conforto, esta começa a tirar partes do ninho proporcionando uma situação desajeitada para o filhote, para que ele perceba a necessidade de sair do ninho, e se este insistir em permanecer ali, ela chega mesmo a bicá-lo para que ele se mova do lugar. A natureza o empurra para aprender a voar, e muitas aguiazinhas são jogadas no espaço e acompanhadas pela mãe que os agarra antes de caírem ao chão, e são levados novamente às alturas e deixados novamente no espaço até que aprendam a voar.

Tiago 1.2-4 nos fala que devemos ter motivo de toda a alegria o passarmos por várias provações, porque estas, têm a finalidade de nos levar a crescer e amadurecer, se exercermos a fé e a perseverança. Deus é como a mãe águia, que nos quer ver aprendendo a voar, e para isto Ele tira o nosso conforto e nos causa temporariamente circunstâncias que nos obrigam a sair do “ninho”. As provações são instrumentos de Deus para nos ensinar a “voar” sozinhos.

Quando a águia aprende a voar, são muitas as lições que aprendemos com elas que se aplicam a nossa vida cristã adulta.

1. As águias são as aves que alçam os mais altos voos em meio aos fortes ventos

A Bíblia nos ensina em Romanos 5.3,4 que devemos nos gloriar nas tribulações, porque estas produzem perseverança, a perseverança experiencia e a experiencia a esperança. Assim, à semelhança da águia, o cristão maduro, quando passa por tribulações ele alça um “voo” mais alto ainda, pois as lutas e adversidades nos levam a exercitar a fé, que nos levam a perseverança, e através disto adquirimos experiência e nos enchemos de esperança de cada vez mais alcançarmos as vitórias que Deus tem para nós. Entenda que a dificuldade é o desafio de “voarmos” cada vez mais alto.

2. As águias comem do melhor alimento.

A Bíblia nos ensina em Hebreus 5.14 que o cristão maduro se alimenta do alimento sólido e não mais do leite espiritual. Assim como a águia, o cristão deve comer o melhor de Deus para sua vida. A águia é uma exímia caçadora, por isto consegue os melhores alimentos. Assim o cristão, tem que buscar com intensidade a Palavra de Deus para poder encontrar o melhor alimento para sua vida e não mais ficar na dependência de outros que lhe dão a mamadeira na boca. O cristão maduro, aprende a ler, estudar e meditar na Palavra de Deus, exercitando suas faculdades para discernir não somente o bem, mas também o mal.

3. As águias constroem os seus ninhos em lugares altos e seguros

A Bíblia nos ensina em Mateus 7.22-27 que o cristão maduro, por praticar a Palavra de Deus, sua vida é como uma casa construída sobre a rocha, que suporta todo tipo de adversidade, vivendo uma vida estável e inabalável, independente das circunstâncias que o rodeiam. Mas aquele que não pratica, se tornando apenas um ouvinte negligente, construindo sua casa sobre a areia, e quando vêm os ventos e a tempestade, são destruídos e grande é a sua ruína. O cristão como a águia, deve fazer sua moradia sobre a rocha da prática da Palavra de Deus, para ter uma vida segura e estável.

4. As águias possuem uma visão privilegiada

A Bíblia também nos ensina em Efésios 1.17-18 que Deus nos traz revelação e ilumina os olhos de nosso coração para que possamos enxergar a grandeza de Deus e discernirmos o propósito dEle para com as nossas vidas. Há certos tipos de águia que se pudessem, leriam um jornal a um quilometro de distância, tamanha é a sua capacidade de enxergar, visando suas presas até mesmo a três quilometros de distância. Assim também deve ser o cristão maduro, ter visão espiritual, enxergar a longa distância, ler as circunstâncias de maneira correta e perseguir os seus alvos espirituais com perseverança e precisão.

5. As águias renovam suas vidas através do isolamento e jejum

Algumas águias quando chegam na metade de suas vidas, por volta de 35 anos, elas se retiram por longos 5 meses, fazendo o seu ninho num lugar mais alto e seguro possível, e ali permanecem quando trocam seus bicos, suas garras e suas penas que são arrancadas por elas mesmas. Assim elas reiniciam um novo tempo em suas vidas. À semelhança das águias, o cristão precisa aprender a importância de se isolar e jejuar para a renovação de sua vidas espirituais. Em Lucas 5.33-35 Jesus fala que chegaria o tempo em que seus discípulos necessitariam de jejum e oração. O jejum nos capacita, renovando nossas forças espirituais para enfrentarmos todo o tipo de dificuldade pelo caminho da fé cristã.

6. As águias tem uma morte vitoriosa

Finalmente, aprendemos como as águias, a enfrentar a morte de maneira vitoriosa. A águia sabe o momento da chegada de sua morte, desta maneira ela procura um ponto mais alto possível onde possam se assentar, e ali ficam voltadas para o sol a espera de sua última respiração. A Bíblia nos ensina em I Coríntios 15.54-55 que a morte foi tragada pela vitória de Cristo Jesus, nosso Senhor, e que podemos enfrentar a morte sem medo e receio algum, quando nossos olhos estão fixos na glória do Senhor. Assim, todo cristão tem uma morte vitoriosa, pois esta é apenas o início de uma nova vida. E quando Jesus nos chamar, que estejamos no mais alto possível que pudermos alcançar, para que nossas vidas sejam um testemunho vivo do poder Deus, nosso Senhor.

Para finalizar minha mensagem, gostaria de dizer de outros três tipos de aves que, infelizmente se parecem com muitos tipos de cristãos: O urubú, que só come carniça e não quer ter o trabalho de caçar. Não seja um cristão urubú, alimentando de porcarias na tv, internet e tantas outras fontes de lixo e carniça, mas seja com a águia que tem o trabalho de procurar o melhor alimento. A galinha, que não voa e fica só ciscando e comendo minhocas e porcarias também. Não seja um cristão galinha, que não cresce e fica sempre no mesmo lugar “ciscando” e também se alimentando do pior. O pardal, que é uma praga, que só serve para fazer barulho e estragar a natureza. Não seja um cristão pardal, que só faz “barulho” e que fica fazendo estrago por onde quer que passa, ao invés de edificar as vidas e o Reino de Deus.

Enfim que sejamos como águias, que não se cansam nem se fatigam, que não ficam exaustas e caem, mas esperando no SENHOR renovemos nossas forças, subindo com asas como águias, correndo e não se cansando, caminhando e não se fatigando.

sábado, 1 de junho de 2013

IMEDIATISMO VERSUS PERSEVERANÇA

Um dos grandes problemas dos dias de hoje é que vivemos o tempo do imediatismo, a era do “microondas” e do “controle remoto”, tudo é mais fácil e rápido, e isto tem prejudicado uma das grandes virtudes da fé cristã, que é a perseverança. Na Bíblia toda aprendemos que embora nosso Deus seja poderoso para instantaneamente operar milagres e maravilhas, nem sempre é assim que acontece. Assim foi na vida de Abraão, que esperou anos para ter o filho da promessa, também com Isaque não foi diferente que casou-se com 40 anos de idade, e Jacó então que trabalhou 14 anos pela esposa Raquel, José seu filho, esperou pacientemente em meio a muitas adversidades por muitos anos para ser recompensado ao assumir o governo do Egito, Moisés só depois de 40 anos no Egito e 40 anos em Midiã, foi chamado por Deus para liderar Israel. Poderíamos gastar muitas linhas aqui para mostrar que as conquistas dos homens de Deus na Bíblia, foram através de fé e perseverança, nada foi dado “de mão beijada”. E hoje infelizmente devido a grande influência do imediatismo moderno, as pessoas não tem mais paciência para perseverar e crer e alcançar as promessas de Deus, o indivíduo quer as conquistas de maneira simples e fácil, como se tudo fosse como que uma mágica, basta fazer algumas  “campanhazinhas” e acham que tudo já irá se resolver e as bençãos virão. Mas não é bem assim, Deus tem todo o direito de provar nossa fé e perseverança, e as bençãos virão sim, sem dúvida, mas na medida que cremos e esperamos o tempo de Deus que é bem diferente do nosso. Por isto, não olhe as circunstâncias, olhe para Jesus, o autor e consumador de nossa fé, persiga seus alvos com fé e perseverança, não desista ainda que pareça demorado o que está a buscar. O ditado popular é verdadeiro, a pressa é inimiga da perfeição, é assim que Deus trabalha, Ele é o Oleiro que com paciência está nos moldando, a medida que nos colocamos como barro em suas mãos. A Bíblia diz que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que foram chamados segundo o seu propósito”, por isto o grande segredo é ser paciente em meio as dificuldades e adversidades da vida, e saber que Deus está sempre no controle, basta confiar nEle que a vitória final será alcançada. Que Deus abençoe muito sua vida e o capacite para com fé e perseverança cumprir o propósito de Deus.

terça-feira, 19 de março de 2013

PROVA EVIDENTE DE PROPÓSITO



Em milhares de salas de aula em todo o mundo os professores ensinam seus alunos doutrinas ingênuas sobre a criação:  que eles são um acidente, o resultado de milhões de anos de anomalias aleatórias e deformidades, de sorte que o que eles fazem com suas vidas é apenas uma questão de preferência e não há nenhum designo divino para eles. 

Mas a Bíblia nos diz que Deus nos criou com um propósito em mente. Salmo 139:14 diz ter sido: “terrível e maravilhoso." É só nos últimos anos, com os avanços da ciência, que estamos começando a entender como essas palavras são verdadeiras.

Seu corpo é uma façanha alucinante de engenharia - um projeto incrivelmente complexo.

Você sabia que seu corpo utiliza a ajuda de mais de 200 músculos só para dar um único passo?
Você foi criado de uma maneira terrível e maravilhosa. Seu corpo é uma façanha alucinante de engenharia - um projeto incrivelmente complexo.

Considere o olho humano,  tão elegante e complexo os cientistas ainda não entendem completamente como funciona. Ele se move, em média, cem mil vezes em um único dia; ele faz o seu  próprio trabalho de manutenção enquanto dormimos, tem o ajuste automático do foco de abertura, proporciona cor, estereoscópicas imagens 3-D, e pode funcionar da escuridão a luz brilhante automaticamente.

Ele pode discernir mais de 16 milhões de cores, incluindo 700 tons de cinza.

Sua pele pode conter em um centímetro quadrado: 3.000 células sensoriais, 12 sensores de calor, 200 sensores de dor, 700 glândulas sudoríparas, um jardim de vasos sanguíneos, 3 milhões de células, e 4 metros de nervos que enviam mensagens ao cérebro em velocidades de até 200 quilômetros por hora.

Seu cérebro pesa apenas cerca de 1,4 kg  ainda contém 12 bilhões de células, cada uma das quais está ligada a 10.000 outras células cerebrais,fazendo 120 trilhões de  conexões. Ele gera impulsos elétricos mais em um único dia do que todos os telefones do mundo juntos e ainda, usa menos energia do que uma luz da geladeira.

As moléculas de DNA em seu corpo conten o conjunto mais densamente e elaboradamente detalhado de informações no universo conhecido. Seu código é tão incrivelmente complexo que se você imprimir as letras químicas do DNA do seu corpo em livros, estima-se que criaria o suficiente de livros para encher os Grand Canyon 50 vezes!

Cada pessoa que nasce é uma criação única, uma obra de arte intencional trabalhada pela mão do artista mestre.

Claro, eu poderia ir e ir e ir  citando as maravilhas da gravidade e magnetismo que a ciência ainda não consegue explicar completamente, o ritmo impecável do sistema solar, o perfeito equilíbrio de nitrogênio e oxigênio na atmosfera da Terra que torna possível a vida, a incrível ordem na natureza que forma um sistema de auto-suporte da vida, da reprodução e eliminação de resíduos. Mas nada disso é necessário?

O que é mais evidente que precisamos entender, é que o nosso mundo foi criado com inteligência e propósito, mais do que a beleza e a ordem.

Nenhuma pessoa foi criada por acidente; ou por um acaso da natureza, ou é o infeliz subproduto da união de um homem e uma mulher, ou  é o resultado de milhões de anos de contratempos não guiados.

Cada pessoa que já tenha nascido é uma criação única, uma obra de arte intencional trabalhada pela mão do artista mestre.

Deus disse a Jeremias: "Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituó profeta às nações" (Jr 1:5). Deus tanto conhecia quanto trabalhou o destino do profeta Jeremias antes mesmo de seu nascimento.

João Batista foi cheio do Espírito Santo e chamado para ser o precursor de Jesus, mesmo antes de ele nascer (Lucas 1:15).
Sansão foi chamado para ser um grande libertador antes de ser concebido no ventre de sua mãe (Judg.13 :4-5).

Isaías 46:10 Deus declara “que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antigüidade as coisas que ainda não sucederam". Romanos 4:17 diz que Deus "vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se fossem". Salmo 139:15-16 diz: "Você me conhece por dentro e por fora, você sabe todos os ossos do meu corpo, você sabe exatamente como eu fui feito, pouco a pouco, como eu estava esculpido a partir do nada em algo. Como um livro aberto, você me viu crescer desde a concepção até o nascimento; todas as fases da minha vida foram espalhados antes de você, os dias da minha vida tudo preparado antes que eu mesmo vivi um dia".

Sempre que Deus olha para você Ele vê o potencial que Ele colocou dentro de você.
Deus chamou Jeremias "profeta", antes de ele nascer. 
Deus chamou João batista "precursor"  antes de ele nascer.
Deus chamou Sansão um "libertador" antes de ele nascer.
E é por isso que, mesmo que Deus encontrou um covarde, trêmulo transpirando no lagar, chamou Gideão "um poderoso homem de coragem destemida”.
Deus viu dentro de Gideão o potencial que ele tinha criado nele antes de ele nascer. Enquanto Gideão ainda estava no ventre de sua mãe, Deus chamou de um homem valoroso, e Deus nunca desistiu desse sonho para a vida de Gideão.

Alguém uma vez me disse: "Eu não acredito em Deus." Eu disse: "Isso é lamentável, porque Deus acredita em você." Antes de ter  nascido ainda diante de Deus, Ele começou a moldar e formar você, antes de começar a tricotar você no ventre da sua mãe, Ele tinha um sonho para você e um plano para a sua vida. Ele tinha uma santa vocação para você cumprir. 

Paulo disse a Timóteo que foi Deus "que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos." (2 Tim. 1:9)

Gideão estava cheio de imperfeições, ele não foi estimado aos olhos de outras pessoas. 
Mas Deus olhou para Gideão assim como Michelangelo olhou para aquele pedaço de mármore rejeitado. 
Em Gideão Deus poderia ver beleza onde todo mundo viu defeitos apenas.
Meu amigo, você poderia ter sido desprezado por todos os outros. Você pode pensar que sua vida é muito feia e  nunca será algo bonito. 
Mas o nosso Deus é o artista mestre!
Ele vê "um anjo" na rocha de sua vida, e Ele quer libertá-lo.
Ao longo da sua vida, não importa onde você vá ou o que você faça, sempre que Deus olha para você, Ele vê em você o potencial que ele colocou dentro de você, e Ele está sempre chamando a esse potencial como Ele chamou Lázaro para fora do túmulo".
Vem para fora! "Deus quer tirar a sua vida a partir do ferro-velho do diabo e transformá-la em uma obra-prima, um troféu da Sua maravilhosa graça e misericórdia.
Escrito por
Daniel Kolenda
Enviado pela MCM

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

10 PERGUNTAS SOBRE SALVAÇÃO

Sei que o assunto é muito amplo e envolve praticamente tudo o que diz respeito à vida cristã, mas gostaria de responder algumas perguntas básicas sobre salvação.


1. PARA QUE SOMOS SALVOS?

Segundo Efésios 1.3-6 encontramos três respostas para esta pergunta:

a. Para sermos santos e irrepreensíveis perante Deus
Devido ao pecado perdemos nossa imagem original, quando somos salvos, uma das finalidades é a recuperação da nossa imagem e semelhança a Deus. A salvação nos faz santos, separados para Deus e irrepreensíveis. Perante o Senhor, através de seu Filho Jesus Cristo, estamos lavados e purificados de todo o pecado, nos apresentamos diante dele completamente justificados de toda impureza e pecado.

b. Para sermos adotados como filhos
O pecado também nos fez perder o direito de filhos, e naturalmente somos apenas criaturas de Deus, e podemos até ser chamados de “filhos do diabo” pela deformação que nos trouxe o pecado, mas através de Jesus somos adotados como filhos legítimos de Deus, nos tornamos parte de sua família espiritual.

c. Para louvor da glória da sua graça
E por fim somos salvos para louvor e glória de nosso Deus, este é o fim principal da nossa salvação, glorificarmos a Deus através de nossas vidas, pois quando fomos salvos passamos a viver para a honra e a glória de Deus somente, não nos interessa outra coisa, se não que o Senhor seja glorificado através de nossas vidas.


2. COMO SOMOS SALVOS?

Efésios 2.8 nos ensina que somos salvos pela graça de Deus mediante a fé, e que isto não vem de nós, mas é dom de Deus, não somos salvos por obras para que ninguém se glorie.
Somos salvos pela graça através de Jesus.
A salvação nos é dada gratuitamente através de Jesus Cristo. Ninguém e jamais alguém poderia fazer alguma coisa para ser salvo, porque Jesus já fez tudo o que nos era impossível de se fazer. Ele morreu na cruz pelos nossos pecados e através de seu sangue derramado na cruz somos purificados e lavados completamente. E tudo isto é de graça, não precisamos fazer nada, apenas crer de todo o coração e nos entregarmos totalmente a Ele, arrependidos dos nossos pecados e assim somos salvos. O texto é muito claro, não de obras para que ninguém se glorie, pois se o homem fosse salvo por alguma obra praticada, ele teria méritos na sua própria salvação e poderia se gloriar disto, mas Jesus e somente Ele merece a glória, a honra e o louvor, pois só por Ele se tornou possível a salvação do homem (Atos 4.12 e 15.11).


3. SOMOS SALVOS DO QUE?

O termo salvação originalmente tem um significado muito amplo na Bíblia, ele implica que somos salvos, estamos sendo salvos e que seremos salvos.

a. Somos salvos da condenação do pecado
Uma vez salvos, somos justificados diante de Deus. O Senhor nos olha através de seu Filho e nos vê completamente santos e sem pecado, pois diante dele estamos justificados e não há mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus (Romanos 5.9 e 8.1).

b. Estamos sendo salvos do poder e domínio do pecado
Embora salvos, continuamos habitando uma carne pecaminosa, e cabe a nós dominá-la, pois não somos mais escravos do pecado e sim escravos da justiça. Deus no capacita a vencer o pecado, e na medida que assim fazemos vamos nos santificando também na pratica. A justificação é algo legal diante de Deus, e santificação é algo pratico diante de Deus (Romanos 6.14-18).

c. Seremos salvos da presença do pecado
No futuro seremos salvos da presença do pecado, porque estaremos livres deste corpo corruptível e habitaremos um novo corpo, que será incorruptível, quando não teremos mais pecado e nossa luta contra ele já estará completamente vencida (I Coríntios 15.54-56).


4. SE MORRERMOS COMETENDO PECADO OU SE NO MOMENTO EM QUE JESUS VOLTAR ESTIVERMOS COMETENDO PECADO, SEREMOS SALVOS?

É claro que sim, pois não somos salvos pelo que nós fazemos e sim pelo que nós cremos. Há um texto bíblico muito claro sobre isto em Mateus 7.22-23 que diz: “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade”. A salvação se dá porque Jesus nos conhece muito mais do que conhecemos Ele, estes homens apesar de fazerem tantas coisas em seu nome não serão conhecidos por Ele, porque nunca foram salvos, eram apenas religiosos, mas aquele que é salvo, Jesus o conhece e sabe que embora continue lutando contra o pecado ainda está sujeito a fraquezas, e a salvação é porque creram e se entregaram a Ele e não porque fazem isto ou aquilo, eu repito, somos salvos pela graça e não por obra alguma para que ninguém se glorie.


5. EXISTIRÁ ALGUMA VANTAGEM PARA AQUELES QUE SÃO BONZINHOS

Este é um ponto realmente delicado, pois é difícil para os homens entenderem como que pessoas tão boas serão condenadas por Deus a viverem eternamente no inferno. O problema é que vemos o homem do ponto de vista humano e não divino, pois a Bíblia nos diz que perante Deus não há justo, nenhum sequer, não há ninguem que não peque e nossas justiças diante de Deus são como trapos de imundícia. O homem tem 10 mil pensamentos por dia, imagine que destes ele cometa apenas 10 pensamentos pecaminosos, o que seria extremamente santo; por ano acumularia mais ou menos 4 mil pecados, isto só considerando os 10 pensamentos por dia, uma vida média de 50 anos, seriam 200 mil pecados. A verdade é que não existe diante de Deus ninguém bonzinho, desta maneira para a salvação não existe nenhuma vantagem em ser bonzinho. Sem dúvidas que aquele que é salvo tem a obrigação de ser “bonzinho” como fruto da sua salvação, no entanto será salvo unicamente pela graça do Senhor Jesus Cristo (Isaías 64.6; Mateus 19.17,17; Salmo 143.2 e Eclesiastes 7.20).


6. HÁ SALVAÇÃO FORA DO CRISTIANISMO?

É claro que não, pois se o homem é salvo através de Jesus, e somente através dele, desta maneira é impossível qualquer ser humano ser salvo sem Jesus Cristo, não há salvação fora do cristianismo puro e verdadeiro, não me refiro ao cristianismo como uma religião representada em enúmeras denominações espalhadas pela face da terra, mas me refiro ao cristianismo no sentido original e puro do seu significado (João 14.6 e I Timóteo 2.5). Jesus é o único caminho de salvação, Ele é o único mediador entre Deus e os homens, excluindo qualquer outro meio de salvação ao homem, para alguém ser salvo deve se tornar sem dúvidas um cristão no verdadeiro sentido da palavra.


7. AS RELIGIÕES PODEM AJUDAR A SALVAR O HOMEM?

Não! Nenhuma religião pode contribuir para a salvação do homem, este é salvo independente de qualquer religião. Aliás as religiões tendem a atrapalhar a salvação do homem, porque muitos pensam que estão salvos justamente por causa da religião. A religião evangélica, por exemplo pode até ser um meio de divulgação da mensagem de salvação, se esta for fiel a Palavra de Deus, mas mesmo assim ela não pode salvar ninguém. Infelizmente as religiões em sua maioria promovem o humanismo muito mais do que o cristianismo, e desta maneira tem sido um engano para os homens que precisam não de uma religião e sim de Jesus para serem salvos (Marcos 7.13; Colossenses 2.8 e Mateus 23.13-15)


8. QUAL SERÁ O FIM DOS SALVOS?

Os salvos habitarão a nova terra e o novo céu que Deus fará depois de tudo o que existe neste céu e terra serem destruídos. Serão eternamente povo de Deus, e Deus habitará no meio deles, onde não haverá mais morte, nem luto, nem pranto, nem dor, quando Deus enxugará dos olhos todas as lágrimas, e para sempre permanecerão em alegria e prazer eternos (Apocalipse 21.1-4).


9. QUAL SERÁ O FIM DOS PERDIDOS?

Os perdidos serão lançados juntamente com a morte, o inferno e todos os demônios no lago de fogo onde permanecerão eternamente num lugar onde somente haverá choro e ranger de dentes (Mateus 25.30; Apocalipse 20.14-15).


10, O QUE TEMOS QUE FAZER?

Só existe uma única saída e uma única solução: reconhecermos que somos pecadores, nos humilharmos e arrependermos diante de Deus, crermos e aceitarmos a Jesus Cristo como nosso único Senhor e Salvador. Ele disse: Eu sou a porta, aquele que por mim entrar, será salvo, entrará, sairá e achará pastagem.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

COMO FAZER A VONTADE DE DEUS?


Gostaria de compartilhar alguns pontos importantes a serem observados por aqueles que desejam sinceramente fazer a vontade de Deus.

1.   Submissão total
A Bíblia nos ensina a declararmos: “Se o Senhor quiser não só viveremos como faremos isto ou aquilo” (Tg 4.15). Mostrando nossa total submissão a Jesus como Senhor, Dono de nossas vidas. Precisamos antes de tomarmos qualquer decisão, orarmos submetendo aquela decisão diante de Deus e pedindo a Ele que nos mostre a sua vontade à respeito, e que traga impedimentos se não é da vontade dEle.

2.   Busca da vontade de Deus escrita
A Bíblia é a vontade de Deus escrita, se queremos fazer a vontade dEle precisamos conhecer e praticar aquilo que já está escrito que é a vontade dEle para nossas vidas (Sl 119.9-10). Esta deve ser nossa prioridade, obedecer e fazer aquilo que já sabemos que é a vontade dEle, pois está escrito e determinado. Todos os imperativos bíblicos devem ser obedecidos sem questionamentos.

3.   Aplicando os princípios da Bíblia em nossas vidas
Há muitas coisas que não estão explícitas na Bíblia, mas seus princípios são aplicáveis em muitas áreas de nossas vidas (Sl 1.1-2). Por isto, o salmista diz da importância de meditarmos na Palavra de Deus de dia e de noite, pois só desta maneira poderemos aplicar seus princípios em nossas vidas e não fazermos nada que entre em contradição com esta Palavra.

4.   Discernindo a voz do Espírito Santo de Deus
Deus nos fala através do Espírito Santo, nos mostrando assim qual é a Sua vontade. Existe três maneiras do Espírito falar conosco: a) Primeiramente é como uma voz interior que muitas vezes pode até mesmo se tornar audível para a própria pessoa (At 8.29). b) Um segundo meio é através de nossa consciência (Rm 9.1). c) E um terceiro modo, discernindo os impedimentos que Ele coloca em nossas vidas (At 16.6).

5.   Vencendo nosso racionalismo e emocionalismo humano
A vontade de Deus nem sempre terá uma lógica humana, por isto precisamos deixar de racionalizar as circunstâncias para saber a vontade de Deus, bem como as emoções também podem nos atrapalhar, nunca decida baseado em suas emoções (Is 55.8,9 e Jr 17.9-10). É este um grande desafio, superarmos nossa razão e nossa emoção para conhecermos e fazermos a vontade de Deus.

6.   É preciso não ter dúvida mas sim convicção
Ao fazermos a vontade de Deus, é preciso que tenhamos convicção da mesma, se há dúvidas é porque não há fé, então é melhor não fazer. Em meio às dúvidas, procure orar e esperar mais para decidir, para que quando tomar sua decisão, você faça com plena segurança e fé (Rm 14.22-23).

7.   Busque conselhos com pessoas maduras e capacitadas
É muito importante, e prova de maturidade, humildade e bom senso quando uma pessoa busca conselho com outras pessoas, é claro, que deve procurar pessoas que estejam aptas para isto. A Bíblia está repleta de versículos que nos orientam a ter esta atitude (Pv 11.14; 12.15; 15.22; 20.18).

8.   Observe as circunstâncias com olhos espirituais
As circunstâncias também são usadas por Deus para nos mostrar a Sua vontade, pois Ele tem o poder de fechar portas que ninguém abre e de abrir portas que ninguém fecha, por isto é muito importante que analise tudo o que está à sua volta com muito cuidado e cautela (Rm 8.28 e Ap 3.7).

9.    Deus usa autoridades para nos guiar à sua vontade
É muito importante que estejamos em plena harmonia com as autoridades que estão sobre nós, desde os pais, pastores, líderes espirituais, discipuladores, também os patrões, professores, enfim, qualquer líder ou autoridade sobre nossas vidas. Pois qualquer decisão que me leva a me rebelar contra qualquer autoridade, já sei que está errado (Pv 21.1 e Rm 13.1-2). Só devo desobedecer uma autoridade quando esta se opõe à vontade de Deus escrita (a Bíblia) (At 5.29).

10.               Não deve ser precipitado mas ponderado
Muitas vezes erramos em não fazer a vontade de Deus por causa de nossa precipitação, somos afobados, ansiosos, assim decidimos e assumimos compromissos sem pensar, sem orar e sem buscarmos a direção clara de Deus para nossas vidas (Pv 19.2). Jamais ponha sua vida espiritual em risco por causa de uma decisão precipitada, pelo contrário, aprenda que Deus se preocupa com os detalhes de sua vida e assim tome cuidado com ela.

É claro, que não esgotamos o assunto, mas fica aí estas sugestões para você que deseja sinceramente conhecer a vontade de Deus para sua vida, pois a Bíblia afirma que ela é boa, agradável e perfeita (Rm 12.1,2). Quando um navio vai atracar em um porto à noite, ele precisa alinhar todas as luzes que estão sobre as águas para que não possa se encalhar, assim também se você deseja atracar seu barco em um porto seguro, é importante que se alinhe todas as luzes que expusemos acima, para que haja de fato, direção e segurança na sua vida.