segunda-feira, 21 de março de 2011

SURPRESAS DE DEUS

Eu estava vivendo um dos momentos mais difíceis da minha vida: sem ministério, sem trabalho, sem salário, praticamente estávamos sem nada; eu, minha esposa e meus dois filhos. Estávamos de mudança e saída dos Estados Unidos,e, antes de nos dirigirmos ao aeroporto, já havia orado com toda a minha família, para que o Senhor providenciasse uma solução, pois estávamos com as malas super lotadas, eram oito malas grandes, duas para cada um, e todas praticamente acima do peso permitido. Na fila do check-in, eu continuava orando e pedindo a Deus que tivesse misericórdia, porque estávamos sem condições financeiras de pagar pelo excesso de bagagem. Enquanto o tempo passava, eu, como qualquer ser humano, planejava os argumentos que iria usar com a atendente, para conseguir de alguma forma embarcar aquelas bagagens todas, sem pagar o excesso, e a fila ia caminhando, e eu alí orando e pensando.

De repente, uma funcionária chegou na fila e disse: depois deste senhor, no caso eu, os demais podem todos voltar, porque o vôo está lotado, e não será possível viajarem hoje; eu fiquei sendo o último da fila e pensei: Puxa vida! Nós somos os últimos agora, sinal de que Deus vai nos embarcar de qualquer jeito hoje. Eu sinceramente, apesar da prontidão para argumentar, pedia a Deus que colocasse um anjo ali, para segurar as minhas bagagens e que estas pesassem só o que era permitido (32 kg cada uma).

Depois de mais um tempo, chegou a nossa vez, me apresentei com todos os tickets de embarque, e a atendente os conferiu e me chamou para mais perto, dizendo baixinho: olha senhor, o vôo hoje está super lotado, e como não há mais vagas na classe econômica, vou coloca-lo juntamente com sua família, na classe executiva, de forma que não será necessário pesar suas bagagens e o senhor poderá despachar todas as bagagens, inclusive as de mãos, se quiser.

Aleluia! A vontade era de pular, gritar e dar glórias a Deus. O Senhor me surpreendeu com a solução que arrumou para o nosso problema, e foi de uma maneira tão simples e abençoada, pois além de não precisar me preocupar com o peso das bagagens, nos colocou na classe executiva, onde viajamos com todo o conforto e mordomia que jamais iríamos imaginar.

Pensei naquele texto de Efésios 3.20, quando diz que o Senhor é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o quanto pedimos, ou pensamos. Pois é, o nosso Deus, é um Deus de surpresas, o que precisamos é de fato confiar nEle, descansar nos Seus braços, pois se Ele é o nosso Pastor, nada nos faltará. Não sei o que tem preocupado você, mas faça apenas o que a Bíblia ensina: não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça (Fl 4.6).

Fizemos uma excelente viagem, eu me lembro que minha filha, toda feliz e contente, sentada logo a minha frente, virou para mim e disse:  É Jesus papai. Sim, foi Jesus! Jesus nos ama, cuida de nós e nos prepara inúmeras surpresas, não há nada melhor do que ser surpreendido com os milagres que Ele faz em nossas vidas. Toda honra, glória e louvor sejam dadas a Ele, pois sem Ele, nada podemos fazer!

quarta-feira, 2 de março de 2011

NEM MACHISMO E NEM FEMINISMO, E SIM EQUILÍBRIO

Cada dia mais a família tem sido deteriorada em nossa sociedade moderna. Não existe mais estabilidade dentro da família, são casais e mais casais que se separam, filhos abandonados ou então criados separadamente, é uma confusão, um verdadeiro caos que tem se tornado a situação da família na sociedade moderna em que estamos vivendo. Acredito que se cumpre a profecia bíblica, de que nos finais dos tempos, seria como nos dias de Noé, casavam-se e davam-se em casamento. Também ligado a isto, está o cumprimento de outra profecia proferida pelo Senhor Jesus, de que no final dos tempos, a iniquidade iria se multiplicar e o amor se esfriaria de quase todos. A iniquidade, é justamente esta distorção dos princípios bíblicos que constituem a família. E a falta de amor, então nem se fale, não se consegue amar até os mais íntimos, quanto mais os inimigos, como o Senhor requer de nós.

A família foi uma invenção divina, Deus a iniciou no jardim do Eden, quando fez o casamento de Adão e Eva, e os colocou alí para construirem uma vida em comum. Primeiramente Deus fez o homem, deu-lhe a missão de cultivar e guardar o jardim, deu-lhe as instruções necessárias e depois incumbiu ele de dar nome aos animais para que este sentisse a necessidade de uma auxiliadora que lhe fosse idônea. Imagine Adão quando acorda de um profundo sono e depara-se com sua linda e delicada esposa, tamanha não foi a surpresa para aquele homem solitário, este deve ter tido o maior prazer em pegá-la pelas mãos e guiá-la através daquele imenso jardim, apresentado-a a cada planta, árvore e aos animais que ele conhecia, e assim provavelmente, passou a instruí-la e ensina-la à respeito de tudo o que ele havia aprendido até aquele momento. Era um relacionamento perfeito, do líder e sua auxiliadora idônea, para juntos construírem a família de Deus na terra.

Mas...algo aconteceu, que mudou tudo. No primeiro momento a sós de Eva, surge a serpente com sua astúcia e instiga o feminismo, levando a mulher a ocupar o lugar do homem, e ela é quem passa a ser o líder, tomando a iniciativa de comer do fruto e dar para seu marido para que este também comesse. Assim, ambos transgrediram a lei de Deus, ou seja, ultrapassaram os limites que Deus havia colocado, e quando na viração do dia surge Deus à procura de Adão, pois Ele o chama: Adão, onde estás? Ele é procurado, pois ele era o líder, o responsável. E Adão aparece envergonhado, e culpando sua esposa por tudo o que havia feito. Esta por sua vez, culpa a serpente, e Deus passa a amaldiçoá-los. Primeiramente a serpente, depois a mulher e por fim a terra e o homem. E nesta maldição nasce o machismo, quando Deus disse à mulher que o seu desejo seria para com seu marido e que este a dominaria.

Encontramos à partir daí, o desenvolvimento do domínio do homem sobre a mulher, e foram muitos os anos em que esta sofreu a tal ponto, de que em muitas culturas, até mesmo não se acreditava que a mulher possuísse alma, e em muitas outras ela se tornou uma verdadeira escrava e até hoje ainda existem lugares onde a mulher é desprezada e humilhada diante dos homens. Até que na sociedade moderna, a mulher passa novamente na luta de seus direitos a tentar ocupar o lugar do homem, e surge novamente a ação da serpente, tentando inverter as funções dentro da família, e gerando uma briga pelo poder dentro do casamento, de um lado o homem com seu machismo e por outro lado a mulher com seu feminismo. Mas eu pergunto, qual seria o correto?

A resposta é que nem machismo e nem feminismo, mas EQUILÍBRIO é o que se propõe dentro do ensino da Palavra de Deus. Se o feminismo foi o motivo da queda e o machismo foi a consequência da queda, o que Deus quer é que nem um nem outro prevaleça, e sim que ambos sendo transformados pelo poder de Jesus e do Espírito Santo, voltem às origens e ocupem os seus devidos lugares com sabedoria e discernimento. A Palavra de Deus diz que o homem deve ser como Jesus diante da igreja, que deve amar e dar a sua vida pela sua esposa e que a esposa deve ser submissa ao seu esposo como a igreja diante de Jesus. É este o equilíbrio que deve existir. O homem ser um líder amável e cordial que com prazer e alegria conduz sua esposa pelo “jardim” da vida em família, e que a mulher é a auxiliadora idônea que com prazer e alegria é submissa, ou seja tem uma sub-missão, a missão abaixo da liderança do homem para que ambos possam construir uma família saudável e próspera, que edifica o Reino de Deus.

O que deve prevalecer entre os dois é o amor, o amor que tem sua fonte em Deus, pois Deus é amor. Quando o amor de Deus está na vida do casal, será uma fonte inesgotável de amor, nunca deixarão de amar. Hoje, casais se separam, porque não tem existido amor verdadeiro de Deus como fonte de sobrevivência do casal. O que gera o equilíbrio, eu acredito é o amor de Deus na vida do casal. O amor de I Coríntios 13, o amor que não arde em ciúmes, que tudo sofre, tudo suporta, tudo espera, esse amor é que leva o homem a ser o líder que precisa ser, e a mulher a ser a auxiliadora idônea que precisa ser. Esse amor é que liberta o homem do machismo e liberta a mulher do feminismo, e que leva o casal a viver o equilíbrio dentro do casamento e da construção de uma família saudável e modelo para uma sociedade corrupta e perversa enganada pelo pecado.

Enfim, aprendemos pela Palavra de Deus, que a solução para um casamento em decadência, e uma família em extinção, é JESUS, pois Ele veio para restaurar o homem e recuperar o que se havia perdido. Jesus veio para colocar no devido lugar o homem e a mulher, Ele é o caminho de salvação também para a família, diz a Palavra de Deus: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa! O Senhor deseja abençoar sua vida e toda a sua família. Que assim venha o Seu Reino sobre cada um de nós e sobre todas as nossas famílias, para que juntos possamos abençoar essa sociedade carente que nos cerca.