sábado, 22 de setembro de 2012

TEMPOS DIFÍCEIS

“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.” II Timóteo 3.1-5

Estes tempos difíceis a que o apóstolo se refere já chegaram e estamos atravessando eles pela misericórdia de nosso Deus, e o pior é que eles se tornam a cada dia que passa, cada vez mais complicados. Me lembro quando iniciei meu ministério há mais de 30 anos atrás, quando chegava em uma loja e anunciava que era pastor, era tratado com todo o respeito e nem precisava de alguma referência para se receber crédito e confiança. Como os tempos mudaram, hoje infelizmente existe pastor e “pastor”, e dizer que é pastor não significa mais nada, aliás é motivo para total desconfiança, a coisa ficou realmente complicada.

Também há 30 anos atrás, alguns pastores eram bem remunerados, mas a maioria vivia com um salário bem limitado, a vida da maioria era bem simples, mesmo aqueles mais bem remunerados, guardavam uma certa simplicidade e modéstia na maneira de se conduzir. Eu me lembro o primeiro carro que adquiri, eu poderia ter comprado um carro bem melhor, mas para não contrastar tanto com o rebanho, comprei um modelo mais simples e popular da época. Mas hoje, existem pastores milionários, pastores que viraram celebridades, a simplicidade e modéstia foram extinguida de muitos da classe pastoral, pelo contrário, infelizmente tem existido tanta ostentação e luxo, que muitos tem almejado até o pastorado como alvo de riqueza, fama e poder. Quem diria?

Talvez a melhor justificativa é que naquele tempo ainda não se falava em Teologia da Prosperidade e sim na “Teologia da Renúncia”. Infelizmente, o homem tem grande dificuldade para viver no equilíbrio, foi só a igreja começar a se despertar e crescer, que surgiram tantas heresias e doutrinas estranhas. Essas características negativas dos últimos tempos começam a fazer parte até da classe de líderes na igreja, quanto mais no que se refere ao ser humano em geral. Mas não quero aqui ficar enfatizando essa realidade triste em que estamos vivendo. Gostaria sim de alertar você que lê este artigo, para ser mais criterioso quanto à tudo o que se vê, ouve e lê na mídia em geral. Façamos como nossos irmãos do passado: “Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (At 17.11).

O evangelho bíblico é bem diferente de tudo o que se tem visto nos dias de hoje. Precisamos abrir os olhos para a verdade e não  darmos crédito a tudo o que se tem pregado por aí. Porque nunca, em todo o tempo, se pregou tanto lixo e porcaria como nos dias de hoje. A própria palavra nos exorta também: “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme” (II Pe 2.1-3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário