quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

REVELAÇÕES DE DEUS

O termo revelação significa trazer ao conhecimento aquilo que está oculto ou escondido, e sabemos o quanto o Deus Verdadeiro jamais teve intenções de se esconder da raça humana, muito pelo contrário, o prazer dEle é se dar a conhecer. Há três maneiras pelas quais, Ele se revela ao homem:

1. REVELAÇÃO NATURAL
“Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo.” (Salmo 19.1-4)

Quando contemplamos a natureza, encontramos nela a manifestação do poder de um Deus Criador, e ela traz uma revelação da grandeza deste Deus. No silêncio da natureza, de alguma forma, podemos ouvir um pouco a voz de Deus, ainda que seja insuficiente para conhecermos o propósito de Deus e Sua vontade, mas através dela, conhecemos parte da natureza dEle.
Não acreditamos num Panteísmo, que acredita que todas as coisas são manifestações de Deus, nem num Deísmo, que se acredita que Ele tenha criado e abandonado Sua criação e muito menos no Ateísmo, que acredita que todas as coisas apareceram como por acaso. Mas acreditamos que Deus fez todas as coisas com um propósito, e quando cremos nEle, a natureza nos inspira ainda mais a fé e o temor do Seu poder.
Deus criou o universo, e colocou no centro desta criação o homem, para que este, de acordo com a vontade dEle, vivesse e experimentasse do Seu amor e usufruísse de tudo como uma dádiva divina do Seu Criador, por isto a natureza revela o amor de Deus e a Sua provisão para a nossa sobrevivência, sem contar os inúmeros detalhes que ela possui e que proporcionam prazer e alegria para toda a raça humana e também para os animais.

2. REVELAÇÃO ESPECIAL
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” (João 1.1-3,14)

Pela insuficiência da revelação natural Deus nos deu uma revelação especial, por intermédio da qual se fez conhecer pessoalmente aos homens, quando Ele próprio se encarnou através de Jesus, o Seu Filho. Jesus foi uma revelação especial de Deus para anunciar ao homem o propósito e a vontade de Deus. Ele pessoalmente veio nos ensinar sobre o Seu Reino Eterno, e como o homem havia se desviado pelo pecado, Jesus veio como o Único meio de salvação, assim Ele disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”.
O mesmo Deus que criou o universo, veio em carne e osso para nos resgatar a origem do Seu propósito: vivermos num relacionamento prazerozo com o nosso Criador. Tudo o que Jesus viveu, foi uma revelação especial de Deus, assim Ele se expressava: “Quem me vê a mim, vê o Pai…porque Eu estou no Pai e o Pai em mim… nada posso fazer por mim mesmo, a não ser que o Pai queira.” Ele também disse: “Não se faça a minha vontade senão a tua (referindo-se à vontade do Pai).
É um privilégio para nós podermos conhecer o Deus Criador e o Deus Salvador, através destas duas revelações de Deus, mas elas ainda se completam quando conhecemos a terceira e última revelação de Deus.

3. REVELAÇÃO ESCRITA
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (II Timóteo 3.16-17)

Além da revelação natural e especial de Deus, para completar temos a revelação escrita de Deus, que é a Bíblia, a sua Palavra Viva. Por uma longa parte da história (aproximadamente 1.600 anos), Deus inspirou homens que foram instrumentos nas suas mãos para nos trazer esta revelação maravilhosa, que é a Sua Palavra. A Bíblia está em plena harmonia com a natureza de Deus, na criação, como com a manifestação de Deus através de seu Filho, Jesus Cristo, que aliás é a mensagem central da Bíblia: Jesus, o Criador, o Senhor e  o Salvador dos homens.
Tudo aquilo que é importante e necessário ao homem conhecer está revelado na Palavra de Deus, a Bíblia. Na própria Bíblia está escrito: “Que as coisas ocultas pertencem a Deus, mas as reveladas pertencem a nós”. Assim, entendemos que não temos a respostas para todas as perguntas, mas temos respostas para todas as perguntas mais importantes para o homem: Quem é Deus? Quem é o homem? Por que Deus o criou? Qual o Seu propósito? Qual o seu destino final? Estas e muitas outras perguntas pertinentes à existência humana, encontramos em detalhes dentro da Palavra de Deus.
Podemos afirmar que a Bíblia, a Palavra de Deus, é a vontade de Deus escrita e determinada para o conhecimento, salvação e vida do homem. E ela está em plena harmonia com a criação do universo, pois ela também fala muitas vezes desta criação, e está em plena harmonia com a revelação de Jesus, pois Ele mesmo disse:”Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.

CONCLUINDO
“…para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder…”


Estas revelações podem se tornar parte de nossas vidas, na medida em que CREMOS, é o que diz este texto: para com os que cremos. Precisamos exercitar nossa fé, confiando no que a Bíblia diz, e tomando posse destas revelações de Deus. Jesus é o Senhor Deus, como Criador, Senhor e Salvador dos homens. Só é possível conhecer a Deus através de Jesus. “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário