quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

UM PLANO INFALÍVEL

Definimos biblicamente o ser humano como um espírito, que possue uma alma e habita num corpo (I Ts 5:23). Originalmente criado por Deus, vivia o homem sem pecado, e em plena comunhão com o Criador, seu espírito vivificado exercia dominio sobre a alma e corpo. Mas o queda, que foi a desobediencia de Adão no Édem, quebrou a comunhão do homem com seu Criador, e assim seu espírito morreu, isto é, separou-se de Deus, e o homem passou a viver o estado de um pecador.

I. O ser humano em pecado
Conforme Efésios 2:1-3, o homem passou a viver em delitos e pecados, segundo: o curso deste mundo, o principe da potestade do ar e as inclinações da carne. Isto significa que este passou a ser dominado pelo exterior, e que sob esta influência teve seu corpo e alma totalmente vivendo dentro de valores terrenos e malígnos.
a. O primeiro jugo do ser humano, é o que se chama curso deste mundo, que são os valores materiais que cercam a vida humana.
b. O segundo é o jugo de Satanás que como criatura rebelde a Deus, instiga o homem à desobediência e insubmissão ao seu Criador.
c. O terceiro e último é o jugo da carne, que é o homem andar em obediência à sua própria vontade e pensamentos.
Enquanto isso o espírito permanece separado de Deus e condenado a morte eterna.

II. O plano de restauração
Em continuidade o texto de Efésios 2:4-6, nos mostra que a restauração do ser humano, é feita através da vida, morte e ressurreição do Senhor Jesus. Pois Ele depois de pagar o preço do pecado, foi ressucitado e colocado acima de todas as coisas e de todos os nomes que se possa referir (Efésios 1:20-23), e juntamente com Ele, Deus também nos ressucita e nos faz assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus.
Assim sendo, nosso espirito experimenta a ressurreição, e é restituido ao lugar que possuia antes da queda, com a habilidade de dominar a alma e o corpo, por sua vez dominará conforme a vontade de Deus, também todo o exterior onde vivemos e nos movemos.
Isto se torna realidade mediante a fé (Ef 2:8,9), na medida em que cremos (Ef 1:19), e assim provamos o novo nascimento, a nova vida em Cristo Jesus, onde ocupamos um lugar especial juntamente com Ele nas regiões celestiais.

III. A vida no Espírito
O cristão por ser um ser humano restaurado, vive uma grande luta interior. Pois apesar de ter seu espírito vivificado, no entanto ainda possue uma carne (corpo e alma), que continuam corruptíveis e devem estar sob constante disciplina.
a.       A carne deve ser serva e não senhora ( I Co 9:26-27).
b.      A carne é tendenciosa ao pecado, ou seja a própria morte (Rm 7:22-24).
c.       A carne milita contra o espírito (Gl 5:17).

Assim sendo precisamos viver no Espírito:
a.       Ele possue o poder de vivificar (Rm 8:10-14).
b.      Ele deve estar exercendo domínio sobre a alma e o corpo (Rm 8:5,6).
c.       Ele milita contra a carne e pode vence-la (Gl 5:17).

Por isto precisamos alimentar o espírito mais do que a carne, para que a vontade  dele seja mais forte do que a da carne. (Gl 5:17,24-25). O que alimenta o Espírito:
a.       A Palavra de Deus – Mt 4.4
b.      A vontade de Deus – Jo 4:34
c.       O louvor e gratidão – Ef 5:18-21
d.      Palavras de fé e bençãos – Mc 7:15-23
e.       Comunhão cristã – Sl 133

Conclusão: Deus é o único que pode conduzir o ser humano à uma vida de vitória, sobre a carne, o mundo, o pecado, o diabo, as circunstâncias e assim por diante. Através de Jesus, segundo a Palavra de Deus e vivendo no espírito, somos mais do que vencedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário