quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

Introdução: nossa vida em relação a Deus, é como um casamento, o Espírito Santo é nosso esposo e nós somos como se fossemos a esposa dEle. Nos tornamos como uma só carne, tudo o que se vive será em comum acordo com Ele. Ele inclusive tem ciúmes de nós se resolvemos deixá-Lo de lado em alguma áreas de nossa vida.




Andando no Espírito

Paulo escreveu esta carta justamente para combater a tendência do cristão em andar na carne. Andar na carne é como se estivéssemos traindo o Espírito Santo, e fazendo coisas sem a liderança dele. Como no casamento, o homem foi colocado como líder na família, e a mulher deve andar em acordo com seu líder, caso contrário haverá uma traição, e é assim que acontece com nossa vida espiritual, deixamos o nosso líder de lado e começamos a viver independentemente dEle. E isto como os afirma a Palavra de Deus, entristece o Espírito Santo e O apaga em nossas vidas (Ef 4.30 e I Ts 5.19). Quando Paulo fala que devemos andar no Espírito, significa que devemos andar sob a liderança do Espírito Santo. O cristão deve viver não por si mesmo, mas pelo poder do Espírito Santo e desta maneira o fruto do Espírito fluirá em sua vida. O fruto do espírito é o próprio caráter de Deus em nós. É importante notar que o texto diz O FRUTO e não OS FRUTOS, porque o fruto é um só, sendo que ele tem vários gomos. Devemos andar no Espírito e apresentarmos todos os gomos do fruto do Espírito que são:



1. AMOR – este amor é o amor ágape, o amor espiritual, o amor que vem de Deus, o amor incondicional, o amor que não é só sentimental, mas o amor que o Espírito Santo derrama sobre nossos corações (Rm 5.5). Quando andamos no Espírito, vamos amar incondicionalmente, poderemos amar até nossos inimigos como Jesus disse que devemos amar. O amor também vai dar motivações em nossas vidas, porque tudo o que faremos, nós faremos em amor. Devemos viver o amor, amar não é só um sentimento, mas também uma decisão. Se tudo em nossas vidas for realizado em amor, vamos fazer o melhor e faremos para agradar a Deus e todos aqueles a quem servimos em nossas vidas, na família, no trabalho, na igreja ou em qualquer outra área.



2. ALEGRIA – esta alegria não é um sentimento emocional de acordo com as circunstâncias, e sim uma alegria que é dada pelo Espírito Santo e que não depende das circunstâncias, como Paulo e Barnabé que ao serem expulsos de Antioquia diz a bíblia que transbordavam de alegria e do Espírito Santo (At 13.50-52), por isto também Paulo escreveu uma carta como a de Filipenses e embora estivesse preso em Roma ao escrevê-la, faz menção várias vezes da alegria, inclusive diz: alegrai-vos SEMPRE no Senhor! (Fl 4.4). Para se alegrar sempre só mesmo pode poder da vida do Espírito em nós. Alegria é até mesmo uma ordem: alegrai-vos! Como Deus vai nos ordenar a fazer algo que não podemos, se Ele ordena é porque se torna possível pelo seu Espírito em nós.



3. PAZ – a paz semelhantemente à alegria não é um sentimento momentâneo, mas sim a segurança e a tranqüilidade que Deus nos dá para enfrentarmos quaisquer circunstâncias. Jesus disse que nos daria uma paz que o mundo não pode dar (Jo 14.27), e Ele acrescenta dizendo mas não temermos. A paz do Espírito Santo em nós é que remove todo medo e temor, nos dando a capacidade de dormirmos tranqüilos mesmo em meio às tribulações, como Davi diz no Salmo 4.8, que deitava em paz e dormia porque o Senhor o fazia repousar seguro. Se vivermos no Espírito vamos poder experimentar desta paz e segurança total.



4. LONGANIMIDADE – esta palavra significa “ira longe”, ou seja teremos um pavio tão longo que nunca irá se explodir, porque sempre haverá tempo suficiente para apagá-lo. Ser longânimo é deixar o Espírito Santo nos acalmar, para jamais darmos lugar a ira. A bíblia também diz: irai-vos e não pequeis, não se ponha o sol sobre a vossa ira. (Ef 4.26 e 27) E em seguida diz para não darmos lugar ao diabo. A longanimidade do Espírito Santo em nós que faz de nós pessoas pacientes e calmas a ponto de suportarmos os momentos de adversidade e discórdia em casa, no trabalho e em qualquer parte onde nos relacionamos.



5. BENIGNIDADE – ser benigno é promover o bem com as nossas vidas, vivemos para o bem. Um homem benigno é aquele promove o bem, é honesto, trabalhador que vive na integridade servindo o próximo. O Espírito Santo quer que vivamos uma vida de serviço e de testemunho do seu poder em nós, por isto Ele nos dá essa capacidade de sermos benignos. A benignidade em nossas vidas fará com que nossa reputação seja conhecida de todos como alguém que vive para servir e fazer o bem em tudo o que nos envolvemos. Ser benigno é viver não egoisticamente mas viver altruísticamente.



6. BONDADE – embora um termo parecido com o anterior, a bondade diz respeito as boas obras, ser benigno é aquilo que somos enquanto que a bondade diz respeito mais aquilo que fazemos. A bondade é quando o Espírito Santo nos leva a fazer coisas boas, não só dentro de nossos afazeres normais, mas quando nos propomos a ir além de nossas obrigações, para fazermos alguma coisa pelo nosso próximo. A bondade também é a nossa sensibilidade às necessidades dos outros, por exemplo quando damos lugar numa fila para um velho ou uma mulher grávida. Há muitas oportunidades em nossas vidas para atos de bondade, o que mais precisamos é dar lugar ao Espírito Santo em nossas vidas para nos fazer sensíveis a estas oportunidades.



7. FIDELIDADE – a fidelidade também é uma parte do fruto do Espírito que nos leva a ser fiel, ou seja sermos dignos da confiança de todos, precisamos ser fieis no casamento, nas amizades, nos compromissos financeiros, nos compromissos corriqueiros, no trabalho, na igreja. Fidelidade também tem haver com pontualidade em nossos compromissos. Fidelidade também tem haver com a palavra que empenhamos com as pessoas. Sobretudo a própria fidelidade para com Deus obedecendo a sua Palavra e praticando tudo o que Ele tem nos ensinado. Fidelidade é uma virtude que reflete em todas as áreas de nossas vidas. É importante entendermos que o Deus que habita em nós pelo seu Espírito Santo é fiel, e assim também devemos ser fieis, a bíblia diz que Deus permanece fiel mesmo quando somos infiéis (II Tm 2.13).



8. MANSIDÃO – ser manso, é abrir mão de nossos direitos, é dar a outra face aquele que nos fere, é andar duas milhas ao que nos manda andar uma. A bíblia diz que Moisés foi o homem mais manso da terra (Nm 12.3), justamente porque por mais que o povo de Israel se levantasse contra ele, a ponto de desejarem apedrejá-lo, ele no entanto orou por eles pedindo que Deus os perdoasse, e colocou até mesmo sua vida em risco por causa daquele povo. Embora ele tinha seus direitos e justificativas para se livrar daquele povo, no entanto ele abriu mão e cedeu. O Espírito Santo nos capacita a sermos como Moisés e vivermos abrindo mão de nossos direitos e vivermos como servos apenas. Devemos deixar Deus julgar nossas causas, pois a bíblia diz que a ira do homem não produz a justiça de Deus (Tg 1.20 e Rm 12.17-21).



9. DOMÍNIO PRÓPRIO – por fim o domínio próprio, a temperança, ser uma pessoa equilibrada. Quem não tem domínio próprio geralmente é aquele que facilmente “perde a cabeça”, uma expressão popular para mostrar alguém descontrolado que pode fazer loucuras. Mas o Espírito Santo é aquele que nos leva a uma vida de perfeito equilíbrio. A melhor maneira de vermos o domínio próprio em ação é quando estamos vivendo debaixo de altas pressões, e mesmo que o mundo está desabando sobre nós, conseguiremos manter a calma assumindo nossas responsabilidades como se tudo estivesse em perfeita ordem, este é um verdadeiro milagre do Espírito Santo em nós. Se tivermos domínio próprio dificilmente entraremos em stress, nem mesmo seremos vítimas da síndrome do pânico, tão comum nos nossos dias.



CONCLUSÃO: veja que coisa maravilhosa o fruto do Espírito, é um dos maiores milagres de Deus em uma vida. Não nos esqueçamos que Deus quer tudo isto para todos nós, é um fruto só que contém todos estes “ingredientes”. Para isto o que precisamos é como diz no final do texto: crucificarmos a nossa carne com suas paixões e concupiscências. Esta é a vida que Deus quer que vivamos, se tivermos um “casamento com o Espírito Santo” em fidelidade, seremos uma só carne com Ele e poderemos experimentar uma vida cheia da sua presença, e inundados por Ele viveremos como Ele, externando o caráter de Jesus, que é o fruto do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário