quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

TENHA UMA VISÃO CORRETA

Estamos começando o ano e nada mais propício do que também afiarmos nossa visão, para que tenhamos um ano de muitas vitórias e conquistas. No texto de Efésios 1.15-21, Paulo faz uma oração, que trás muitos ensinamentos para nossas vidas, mas gostaria de apenas enfatizar o versículo dezoito, quando ela fala sobre a iluminação do nosso coração. Nós sabemos bem, o valor que é o de termos uma visão natural, quando podemos ver tantas coisas lindas, admirar a criação de Deus, assistir televisão, ver as pessoas com quem nos relacionamos, ficaria horas para falar da benção de podermos enxergar, mas quando pensamos no inverso, também é muito triste, aquela pessoa que é cega, que anda na escuridão tateando as coisas, vive na dependência de todos a sua volta, correndo sempre o risco de ser enganado, e vivendo sem de fato conhecer o mundo ao seu redor, é algo muito triste de se imaginar. Pois bem, na vida espiritual, não é diferente, aquele que tem visão vive uma vida de segurança e de completo discernimento de tudo o que está a sua volta, no entanto aqueles que são cegos espiritualmente falando, estão vivendo no reino das trevas, sendo enganados e iludidos pelo próprio príncipe das trevas, como diz a Palavra de Deus (Ef 2.2). Precisamos deixar que o Espírito Santo de Deus e sua Palavra iluminem os olhos do nosso coração e só assim teremos uma visão clara e aberta para saber o propósito de Deus para nossas vidas.
Inicialmente precisamos ter uma visão correta de Deus. Um dos grandes mandamentos bíblicos é: não terás outros deuses diante de mim. (Ex 20.3) A pior das idolatrias, não é a fabricação de imagens e esculturas e a elas adorarmos, mas a causa desta atitude, que é a idolatria do nosso coração, quando fabricamos um deus interior, que é falso. As pessoas pensam que podem ter a imagem que desejarem de Deus, assim as pessoas formam dentro de si uma fantasia de deus, que não passa de uma mentira e engano. O que precisamos de fato, é ter a visão correta de Deus segundo a sua Palavra, para isto, precisamos conhecer a Palavra de Deus, que é a única revelação específica de Deus para o homem, mostrando-lhe quem Ele é de fato. E segundo esta Palavra podemos vê-lo através de Jesus o seu filho que veio se revelar aos homens. Ele é o verdadeiro Deus, conforme no diz I João 5.20. O Deus da Bíblia, o Deus Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, é o Deus El-Shadai, ou seja o Deus Todo-Poderoso, aquele que pode todas as coisas. Se tivermos a visão correta dEle em nossas vidas, teremos nossa caminhada totalmente diferente. David, na sua estatura normal, sem armadura alguma, apenas com uma funda e algumas pedras, enfrentou um gigante, todo armado e um guerreiro profissional, e este ao se aproximar de Davi, o desafio com palavras de gozação e humilhação, como se Davi fosse um  pequeno gafanhoto desamparado, mas Davi sem medo algum o enfrentou, dizendo que poderia vir com todas as suas armas e poderes, que ele iria ao encontro dele em NOME DO SENHOR DOS EXERCITOS, e disse que “hoje mesmo o Senhor te entregará nas minhas mãos”. E Davi derrubou e matou aquele gigante, porque ele possuía uma visão correta de Deus, os olhos do seu coração estavam iluminados para ver o gigante como um anão, ou como alguém disse: Davi olhou para o gigante e disse que este era tão grande que de maneira alguma iria errar a pedrada. Devemos caminhar no ano de 2011 como Davi, seja lá qual for o gigante que vamos encontrar, Deus sempre será maior que todos eles. E crendo e confiando nEle venceremos e conquistaremos um ano de grandes bênçãos.
Precisamos também  ter uma visão correta de nós mesmos, devemos nos olhar também de maneira diferente, a Bíblia diz que aqueles que estão em Cristo Jesus, são novas criaturas, as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo (II Co 5.17). A visão de nós mesmos que digo, é a visão do que somos através de nossa fé em Jesus Cristo. Conforme Tiago 1.18, somos gerados em Cristo como primícias da sua criação. Deus nos fez para sermos como que príncipes nesta terra, para vivermos e alcançarmos o melhor que Ele tem nos reservado. Quando Paulo dizia, em Filipenses 4.13, posso todas as coisas naquele que me fortalece, não era uma presunção deste homem, mas a certeza do que ele era através de Jesus, uma pessoa cheia do poder do Espírito Santo para vencer todo tipo de oposição, não importa o sofrimento, nada nos separará do amor de Cristo, foi o que ele disse porque em todas as coisas somos mais do que vencedores (Romanos 8.37-39). Agora, para isto, precisamos também enxergar, que somos pecadores, que precisamos de Jesus, que necessitamos de ser transformados por Ele, cada ano que passar seremos melhores, porque Ele muda nossas vidas. Aquela pessoa dura, resistente, que não quer se curvar diante de Deus, e diz nasci assim e vou morrer assim, esse orgulhoso, nunca vai crescer e mudar espiritualmente, e sempre terá uma visão mentirosa de si mesmo, pois está se vendo como o diabo quer. Por isto, vamos nos humilhar perante Deus, e deixar que Ele nos transforme e que tenhamos uma visão interior de nós mesmos como novas criaturas, e seremos cada vez pessoas melhores e mais abençoadas por causa de Jesus em nós. Encontramos um exemplo de um homem no velho testamento, que possuía uma visão errada de si mesmo e Deus mudou, seu nome era Gideão, Deus o chama para liderar uma grande  guerra, e de início Gideão diz que era um homem fraco, pequeno, de uma família simples, e que não tinha condições para isto, mas Deus disse para Gideão, que porque Ele estaria com ele, ele seria corajoso, forte e que venceria aquela guerra. Gideão passou a olhar para si, com uma visão do que ele era através de Deus em sua vida, e foi assim que enfrentou com apenas 300 homens um grande exércitos de incontáveis inimigos, mas o exercito de Deus gritava: Pelo Senhor e por Gideão! Já pensou, quando Gideão ouvia aquele grande grito de Israel, imagine só, quem diria, o pequeno Gideão a frente de um grande e poderoso exército de Deus, e a vitória foi sobrenatural, pois foi uma conquista totalmente na estratégia de Deus e não nas armas dos homens. Mas foi necessário que Gideão mudasse a visão que possuía de si mesmo, entende?
Fica aqui mais um desafio para nós no decorrer deste ano, buscar um ano muito iluminado espiritualmente para nossos olhos do coração, enfrentando cada dia, com uma visão correta de Deus e de nós mesmos. Veremos que tudo será mais fácil de ser vencido e conquistado. Deus é maior que todas as suas dificuldades e você em Cristo Jesus pode vencer cada uma delas e ter um ano maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário