sábado, 22 de setembro de 2012

TEMPOS DIFÍCEIS

“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.” II Timóteo 3.1-5

Estes tempos difíceis a que o apóstolo se refere já chegaram e estamos atravessando eles pela misericórdia de nosso Deus, e o pior é que eles se tornam a cada dia que passa, cada vez mais complicados. Me lembro quando iniciei meu ministério há mais de 30 anos atrás, quando chegava em uma loja e anunciava que era pastor, era tratado com todo o respeito e nem precisava de alguma referência para se receber crédito e confiança. Como os tempos mudaram, hoje infelizmente existe pastor e “pastor”, e dizer que é pastor não significa mais nada, aliás é motivo para total desconfiança, a coisa ficou realmente complicada.

Também há 30 anos atrás, alguns pastores eram bem remunerados, mas a maioria vivia com um salário bem limitado, a vida da maioria era bem simples, mesmo aqueles mais bem remunerados, guardavam uma certa simplicidade e modéstia na maneira de se conduzir. Eu me lembro o primeiro carro que adquiri, eu poderia ter comprado um carro bem melhor, mas para não contrastar tanto com o rebanho, comprei um modelo mais simples e popular da época. Mas hoje, existem pastores milionários, pastores que viraram celebridades, a simplicidade e modéstia foram extinguida de muitos da classe pastoral, pelo contrário, infelizmente tem existido tanta ostentação e luxo, que muitos tem almejado até o pastorado como alvo de riqueza, fama e poder. Quem diria?

Talvez a melhor justificativa é que naquele tempo ainda não se falava em Teologia da Prosperidade e sim na “Teologia da Renúncia”. Infelizmente, o homem tem grande dificuldade para viver no equilíbrio, foi só a igreja começar a se despertar e crescer, que surgiram tantas heresias e doutrinas estranhas. Essas características negativas dos últimos tempos começam a fazer parte até da classe de líderes na igreja, quanto mais no que se refere ao ser humano em geral. Mas não quero aqui ficar enfatizando essa realidade triste em que estamos vivendo. Gostaria sim de alertar você que lê este artigo, para ser mais criterioso quanto à tudo o que se vê, ouve e lê na mídia em geral. Façamos como nossos irmãos do passado: “Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (At 17.11).

O evangelho bíblico é bem diferente de tudo o que se tem visto nos dias de hoje. Precisamos abrir os olhos para a verdade e não  darmos crédito a tudo o que se tem pregado por aí. Porque nunca, em todo o tempo, se pregou tanto lixo e porcaria como nos dias de hoje. A própria palavra nos exorta também: “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme” (II Pe 2.1-3).

sábado, 11 de agosto de 2012

QUAL A RESPOSTA CERTA?


“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou O caminho, A verdade e A vida, ninguém vem ao Pai senão por Mim” (João 14.6).

Quando você morrer e se apresentar diante de Deus, e Este lhe perguntar: Por que devo deixa-lo entrar no meu Reino? O que você vai responder?

Há muitas respostas possíveis:
1. Cumpri meu propósito na terra, fazendo o que pude para viver uma vida honesta.
2. Fui uma pessoa religiosa, fazendo todo o possível para viver de acordo com Seus ensinamentos.
3. Fui uma pessoa muito boa, nunca matei, roubei e jamais desejei mal algum ao meu próximo.
4. Vivi uma vida o máximo possível sem prejudicar a ninguém que eu me lembre.
5. Nunca fui ganancioso, vivi uma vida simples, trabalhei honestamente e de vez em quando eu dei alguma esmola para um pobre.
6. Nunca fui um dos melhores, é claro, mas também não fui dos piores, tentei ao máximo viver corretamente.
7. Sempre acreditei em Ti, nunca duvidei que o Senhor existisse.
8. Sempre fui uma pessoa de muita fé, nunca deixei de acreditar no Senhor.
9. Fui o máximo que eu pude fiel à minha religião e sempre ofertei e ajudei as pessoas que precisavam.
10. Para dizer a verdade nunca fui muito religioso, mas nunca deixei de acreditar no Senhor.
Você acha que algumas destas respostas poderiam ser corretas? Como você as avalia?
Há um grande erro em todas elas, se você analisar, verá que todas estas respostas e outras deste tipo, transparecem o direito do homem de entrar no Reino de Deus. E este é o grande erro humano. Achar que tem direito de entrar no Reino de Deus.
Ninguém poderá entrar no Reino de Deus por fazer alguma coisa, mas o único meio de entrarmos lá, será através de Jesus o Filho de Deus. Ele fez tudo por nós, morreu na cruz pelos nossos pecados, ressuscitou e está vivo.
Jesus disse que naquele dia muitos dirão: em teu nome profetizamos, em teu nome fizemos milagres e em teu nome expelimos demônios. Mas o Senhor lhes dirá: nunca vos conheci, apartai-vos de mim vós que praticais a iniquidade.
A resposta certa seria: Senhor! Jesus Cristo, o Teu Filho é O Único que pode me autorizar entrar no Teu Reino, Ele me disse que é O caminho, A verdade e a Vida, e que ninguém poderia vir a Ti se não por Ele. O Único meio de eu entrar no Teu Reino é através de Jesus Cristo o Teu Filho, meu Senhor  e Salvador Eterno.
Religião, boa conduta, boas obras, honestidade, mesmo a fé, e muitas outras coisas, somente terão valor se antes de tudo, confessarmos Jesus Cristo como Senhor e Salvador da nossa vida pessoal. Não existe outro meio, Ele é o ÚNICO CAMINHO para entrarmos no Eterno Reino de Deus. Arrependa-se  hoje  dos seus pecados e reconheça que Jesus já fez tudo o que era necessário para que sejamos salvos. Basta apenas confessá-Lo como SENHOR e SALVADOR da sua vida pessoal e você será salvo.
Gostaria de saber mais sobre Jesus e o Seu Reino? Estamos à sua disposição, nos procure, será um prazer para nós podermos ajudá-lo.
Pr. Daniel de Oliveira Correa

terça-feira, 24 de julho de 2012

ESCOLHENDO A BOA PARTE

“Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” Lucas 10.41-42

É interessante, que apesar de se passarem tantos anos, o homem continua sendo o mesmo, e hoje em dia, como nunca, encontramos pessoas que se identificam com Marta, se tornando inquietas e se agitando preocupadas com muitas coisas. O mundo moderno trouxe uma agitação muito mais intensa para o ser humano, e a correria do mundo moderno afasta o homem cada vez mais de Deus. O desejo de ter e de atender todas as demandas que estão ao nosso redor, nos leva à uma vida de compromissos e agenda lotada de atividades voltadas para essa inquetação. O homem moderno não tem tempo, e é até um orgulho para muitos dizer que tem a agenda super lotada de compromissos e por isto, não sobra tempo para Deus. É o trabalho, a diversão, a televisão, a internet, enfim são tantas coisas que tomaram completamente o espaço e o tempo do homem. Mas a pergunta fica no ar: e qual será o fim de tudo isso? Cabe aqui a pergunta que o próprio Senhor Jesus fez: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? (Lucas 12.20)

Ao invés disso deveríamos seguir o exemplo de Maria, que ao contrário de sua irmã, quedava-se aos pés de Jesus e ouvia atentamente os seus ensinos. É necessário uma decisão, para isto precisa-se ter consciência do valor que possui as coisas espirituais. Jesus mesmo disse que devemos ajuntar tesouros onde a traça e a ferrugem não corroem, precisamos ajuntar tesouros nos céus. Por isto Jesus testemunhou de Maria, que esta tinha escolhido a boa parte e essa não lhe seria tirada. Pois o tempo que damos para Deus tem valor para toda a eternidade, e quando ouvimos dEle, vamos aprender a fazer de nossas atividades a construção do seu Reino, e passaremos a ajuntar tesouros nos céus, algo que nunca nos será tirado. Mas o que construímos materialmente sem valores eternos, tudo, um dia nos será tirado, e estaremos na eternidade de mãos vazias para ouvir: apartai-vos de mim vós que praticais a iniquidade.

Jesus disse que pouco é necessário ou mesmo uma só coisa.Por isto, vamos escolher a boa parte, aprendendo a estar na presença de Deus diariamente, esse é o pouco, ou mesmo a única coisa que é extremamente importante, necessária e deve ser prioritária para cada um de nós. Não existe coisa melhor, do que estar aos pés de Jesus, adorando-O, e ouvindo de Sua Palavra. Pois quando assim fazemos, recebemos dEle a direção, a força, a sabedoria para aprendermos a lidar com todas as coisas que nos cercam diariamente. Vamos aprender dEle a viver com discernimento espiritual, buscando em primeiro lugar o Seu reino e a Sua justiça e todas as demais coisas nos serão acrescentadas de forma natural e abençoada, sem termos que ficar ansiosos e agitados de um lado para o outro, pois quando se aprende a estar na presença de Deus, Deus também permanecerá presente em todas as nossas circunstâncias, para nos garantir uma vida vitoriosa.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

ORAI SEM CESSAR!

Como seria possível um cristão orar sem cessar? Nos envolvemos durante todo o dia em tantas atividades e parece impossível que venhamos a conseguir ter uma vida de oração constante. É o que eu pensei por muito tempo e sempre pensava neste versículo como uma utopia do cristianismo, até que Deus começou a mudar meu pensamento e graças ao poder do Espírito Santo, hoje posso dizer que tenho aprendido a orar sem cessar.

Primeiro precisamos entender o que é orar. A oração é uma intimidade que mantemos com Deus, orar é o privilégio de um cristão de poder acessar o terceiro céu em O NOME DE JESUS. Orar é manter-se conectado com Deus o tempo todo, pois só desta maneira, conseguiremos orar sem cessar. É ter os nossos pensamentos, o tempo todo, ligados em Deus.

É como um jovem adoslecente que se apaixona pela primeira vez e não consegue tirar a “mina” da cabeça. Onde quer que ele vá, ele pensa nela. O tempo todo ele gostaria de estar ao lado dela. Ele levanta pensa nela, está escovando os dentes e pensa nela, penteia o cabelo e pensa nela, toma o café de manhã e pensa nela, vai pra escola pensando nela, a aula de matemátia já começou, mas ele continua pensando nela e o dia vai passando e ele sempre pensando nela. “Mas isso é uma loucura, não consigo tirar essa menina do meu pensamento”, ele pensa consigo mesmo.

Pois é assim que oramos sem cessar, nos apaixonamos por Deus de tal maneira que o tempo todo pensamos nEle, só que, como Deus é onisciente, onipresente e onipotente, nós podemos não só pensar nEle, mas podemos fazer de nossos pensamentos conversas constantes com Deus, pois Ele é poderoso para estar acompanhando nossa fala em pensamentos e estará atento às nossas orações. Você tem que aprender a viver uma vida de oração constante diante dEle, pois isto é maravilhoso e fará uma grande diferença em sua vida.

É interessante você poder ver Deus atendendo estas orações e algumas até imediatamente. Como as vezes,  quando estou dirigindo e procurando uma vaga de estacionamento e estou com muita pressa, e em meu pensamento eu falo com o Senhor: Pai, eu preciso de uma vaga, por favor me ajude! E ela aparece na mesma hora; Coincidência? Não! Foi Ele. Com esta forma de orar, você terá o privilégio de abençoar todas as pessoas que passam pela sua vida. Se está numa fila, agradeça a Deus por estar ali e ore por aquelas pessoas que estão próximas de você, e muitas vezes nos é dada a oportunidade de testemunharmos de Jesus.

No trânsito, vamos nos manter calmos e tranquilos, e vamos abençoar todos os motoristas e orar por eles. No trabalho olhamos para nossos colegas, oramos por eles. O patrão, oramos por ele, o professor, oramos por ele. Enfim quando oramos sem cessar estaremos falando com Deus em pensamentos o tempo todo, pedindo e intercedendo e também agradecendo e louvando por tudo o que Ele é e o que Ele faz. Aleluia!!!
Sabe aquela pessoa que não consegue fazer nada sem celular e ainda usando um bluetooth? Está fazendo coisas, mas está o tempo todo conversando com alguém? Pois é, temos um “celular com bluetooth” conectado a Deus o tempo todo e você nem precisa falar, basta pensar. Que maravilha! Isto é tremendo meu amado!
Neemias já conhecia esta “tecnologia” conforme este texto bíblico: “No mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, uma vez posto o vinho diante dele, eu o tomei para oferecer e lho dei; ora, eu nunca antes estivera triste diante dele. O rei me disse: Por que está triste o teu rosto, se não estás doente? Tem de ser tristeza do coração. Então, temi sobremaneira e lhe respondi: Viva o rei para sempre! Como não me estaria triste o rosto se a cidade, onde estão os sepulcros de meus pais, está assolada e tem as portas consumidas pelo fogo? Disse-me o rei: Que me pedes agora? Então, orei ao Deus dos céus e disse ao rei: se é do agrado do rei, e se o teu servo acha mercê em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique…(Neemias 2.1-5).

Perceba que Neemias orou ao Deus dos céus na mesma ora em que o rei falava com ele, e no versículo 8, ele termina dizendo que o rei atendeu ao seu pedido dizendo: “porque a boa mão do meu Deus era comigo”. Assim também teremos nossas experiências, vivendo uma vida intensa de oração. A boa mão de nosso Deus será conosco, fazendo maravilhas no nosso dia a dia.

Eu me lembro de uma experiência que jamais esqueci, quando estava de mudança dos Estados Unidos para o Brasil, e eu precisava de muitas caixas para colocar nossas coisas, e lá é difícil achar caixas, porque as lojas prensam todas as caixas, e normalmente se compra caixas para mudanças. Mas eu estava numa economia tremenda, e as caixas não eram baratas. E numa manhã me levantei conversando com Deus, e disse: Pai, eu preciso de caixas para esta mudança, e eu sei que o Senhor pode fazer este milagre. Na mesma ora o Espírito Santo me disse para pegar o carro e ir até o shopping. Eu achei estranha aquela voz interior, ainda mais sendo sete horas da manhã, os shoppings ainda estavam todos fechados, mas obedeci a voz e fui. Quando cheguei no shopping fui andando pelo estacionamento e avistei um homem trabalhando num patio atrás de uma loja do shopping, fui chegando mais perto daquele homem e quando me aproximei dele, avistei atrás das paredes próximas a ele, muitas caixas vazias e de todo o tamanho. Pergunteí pra ele se podia pegá-las e ele me respondeu: pegue a vontade antes que sejam colocadas na prensa. Eu enchi o meu carro com todas as caixas que podia, era uma van, coube umas quarenta  caixas de todo o tamanho, foi uma maravilha.

Deus está preocupado com nossas vidas em todos os detalhes. Aprenda a orar sem cessar, e você verá Deus se fazendo presente no seu cotidiano. Essa conversa de que Deus tem muitas coisas para se preocupar e não vai dar atenção aos nossos pequenos pedidos não é verdade. Eu repito, Deus é onisciente, onipresente e onipotente, para Ele tudo é possível, e acredito que o que Ele mais gosta é de ter seus filhos mantendo uma relação íntima com Ele no seu cotidiano, e sem dúvida que, Ele terá o imenso prazer de te ouvir e atender suas orações de acordo com a Sua soberana vontade. Por isto vamos orar sem cessar!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Alegria nas provações?

É muito comum sentir-se alegria porque seu time ganhou, porque você foi presenteado, porque chegou o final de semana tanto esperado, porque você encontrou seu namorado, porque as férias chegaram, e assim por diante, são tantos os motivos e circunstâncias que proporcionam alegria a maioria das pessoas, mas a Bíblia diz que devemos ter motivo de toda a alegria quando passamos por várias provações (Tg 1.2). Mas seria isto possível? O texto ainda enfatiza “toda alegria”, isto é, muita alegria, alegria plena.

Certa vez, Paulo e Barnabé, foram expulsos de um território na região de Antioquia, e mesmo em meio aquela perseguição, a bíblia relata que eles transbordavam de alegria. Em outra situação ainda pior, quando no interior de um cárcere, com os pés presos ao tronco e depois de serem açoitados, Paulo e Silas cantavam louvores a Deus, provavelmente porque estavam cheios de alegria.

Entendemos por estas e muitas outras passagens bíblicas que é possível se transbordar de alegria em meio as provações. Essa alegria não é circunstancial, ela é sobrenatural, ela vem do poder do Espírito Santo de Deus, pois uma das partes do fruto do Espírito é alegria.

Para que se sinta alegria em meio as provações, é preciso estar cheio do Espírito Santo. Para isto é preciso enfrentar as provações com fé. O texto de Tiago, em continuação diz que a provação da nossa fé, isto é, a provação é a grande oportunidade de provarmos a fé que temos, ou seja, provarmos que temos um Deus vivo e poderoso, e que até em meio as circunstâncias mais difíceis, podemos sentir alegria espiritual. Entendemos também porque Paulo nos exorta dizendo: “Alegrai-vos sempre nos Senhor, outra vez digo: alegrai-vos” (Fl 4.4).

Essa alegria em meio as dificuldades, é “no Senhor”, é a alegria que vem do alto, Paulo escreveu esta carta aos filipenses quando estava preso em Roma, e é chamada a carta da alegria, pois várias vezes ele fala sobre a alegria. Nesta mesma carta ele diz: fazei tudo sem murmuração! (Fl 2.14) A tendência da maioria é murmurar diante das provações. O homem tem facilidade para reclamar de tudo: da esposa, do filho, do patrão, do carro, do sol, da chuva, da comida, do vizinho, dos governantes, enfim, é fácil reclamar, e tem gente que reclama o tempo todo.

Enquanto isso o cristão genuíno é aquele, que vive alegre e contente em toda e qualquer situação. Se fura o pneu, ele agradece porque tem carro para pneu furar, se o patrão o perturba, ele agradece porque tem emprego para o patrão perturbar, se tem problemas com os filhos, graças a Deus que tem filhos para se preocupar, e assim por diante, o cristão genuíno, tem um visão diferente das circuntâncias que o cercam.

Alegria é uma grande evidência do cristianismo, se tivermos essa alegria que vem do Senhor, ela vai contagiar sua família, seu trabalho, sua escola…, onde quer que você esteja, alegre-se no Senhor; passe o que passar, alegre-se no Senhor. Tenha fé e alegre-se no Senhor. Sorria para o mundo que o cerca, sorria para todos, se você tem Jesus, você tem motivo suficiente para sorrir e alegrar-se o tempo todo. Lembre-se das palavras de Paulo: alegrai-vos SEMPRE NO SENHOR!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PARA ONDE IREI EU?

“Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá” (Sl 139.8-10).

Certa vez Jesus pregou um sermão tão duro, que todos os ouvintes saíram de Sua presença, Jesus então, se voltou para seus apóstolos e lhes disse: “Por acaso vocês também querem me abandonar?” Mas Pedro, imediatamente, respondeu: “Para quem iremos nós, Senhor? Só Tu tens  as palavras da vida eterna!

Por mais difícil que seja nossa caminhada cristã, não temos para onde ir. Só existe um caminho, e precisamos perservar nele, custe o que custar, temos que nos apegar em Deus e Sua Palavra. Às vezes, parece que não vamos suportar, os recursos parecem esgotados, há uma dor interna inexplicável, triteza, abandono, rejeição, são tantos os sentimentos que passam por nós, é impossível evitar as lágrimas e o sofrimento. Precisamos entender que tudo isto faz parte também de nossa caminhada cristã. Não existe outra saída, temos que nos aquietarmos nas mãos do Altíssimo. O salmista possuía também estes sentimentos, e, sabia que não tinha como se ausentar de Deus. Quem O conhece, não tem como fugir de Sua presença, por mais difícil que seja a caminhada, só Ele nos pode sustentar. Por isto meu querido leitor, em meio às suas lutas, exercite a fé, caminhe além de seus sentimentos e pensamentos, aliás, andar em fé é justamente ao contrário de uma caminhada natural, andar em fé, é uma caminhada sobrenatural, é superar o natural. Superação é justamente o verdadeiro sentido de experimentarmos o milagre de Deus em nós, a própria palavra mostra isso: SUPER AÇÃO.  A fé é uma super ação, por isto ela se torna uma superação. Superar a dor e o sofrimento, é o grande desafio da fé cristã. Devemos aprender a dizer como o apóstolo Paulo: “Tudo posso naquele que me fortalece”.

Um dia, me encontrava com minha família em grande necessidade, estava residindo nos EUA, desempregado, não tínhamos recursos para nada, contas a serem pagas, dispensa completamente vazia, sem recuros, sem nada, foi a maior dificuldade de minha vida, distante de tudo e de todos, não tinha o que fazer, fui até à uma igreja, que me prometeu uma cesta básica, que estou esperando até hoje. Reuni com minha esposa e filhos, e oramos a Deus:  “Senhor, não temos onde recorrer, estamos nas Suas mãos, dependemos do Teu milagre”. Foram muitos os sentimentos e pensamentos que passaram por mim naquele momento, só Deus sabia. Algumas horas depois, alguém bateu à porta, era um casal de irmãos em Cristo, mui amados, ele entrou dizendo: “Olha pastor, eu e minha esposa fomos ao supermercado fazer compras, e Deus tocou nosso coração, para fazer a mesma compra que fiz para nós, fazermos para o senhor, então vamos descer e me ajudar a descarregar o carro com as compras”. O milagre aconteceu, o Senhor trouxera o nosso sustento, que durou o tempo que precisei para conseguir recursos por contra própia, mas a benção não parou ali, depois de descarregarmos o carro com todos aqueles mantimentos, o irmão olhou para mim e disse: “Olha pastor, Deus ainda tocou o nosso coração para dar ao Senhor uma economia que tínhamos guardado.” E tirando do bolso me passou um cheque de dois mil dólares, que seria suficiente e ainda com muita sobra, para pagar todas as contas que estavam em atraso.

Vale a pena confiar no Senhor! Ele não decepciona ninguém. Por mais difícil que seja caminhar contrário à correnteza; perservere, não tente fugir da presença de Deus, pelo contrário, acredite que onde quer que você se encontre, por mais complicada que sejam as circunstâncias, Ele estará ali para te sustentar. Para quem iremos nós? Só o Senhor tem as Palavras da Vida Eterna! Se formos abandonados e rejeitados por todos, o Senhor nos acolherá, e haverá de guiar a tua mão, e a Sua destra nos susterá! Aleluia!