terça-feira, 28 de setembro de 2010

EU CRENTE? NUNCA!

Infelizmente vivemos num contexto histórico social, em que muitos termos, expressões, palavras, ditados, etc., perderam o seu valor original. Por exemplo, promessa não é mais dívida, pois vive-se prometendo mas pouco se vê cumprindo, desta mesma maneira muitos termos e expressões do cristianismo se perderam na história. O “crente” foi um deles, ser crente seria originalmente, a designação de uma pessoa autenticamente cristã, mas hoje esta palavra perdeu totalmente o seu sentido, por isto quando me perguntam se sou crente, minha resposta é rápida e de muita convicção: eu crente? Nunca!

O crente hoje, é um chato religioso, que no seu fanatismo doentio, vive tentando convencer todo mundo que ele é o dono da verdade, e seu “cristianismo” se resume a um estilo superficial de vida, pois ser crente não é nada mais do que se amoldar a uma doutrina religiosa, que infelizmente só se preocupa com uma mudança externa de costume e maneira religiosa de viver.

A Bíblia diz que os demônios também são crentes (Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem, e tremem. Tiago 2:19). O que o Senhor Jesus Cristo nos desafiou, foi de sermos discípulos dEle, aliás esta foi a primeira, mais importante e a mais acertada designação para os cristãos, pois até mesmo antes de existir a palavra cristão, já existia “os discípulos de Jesus”, foi justamente por serem discípulos de Jesus, que estes foram pela primeira vez chamados de cristãos. A Bíblia diz: “…Em Antioquia foram os discípulos pela primeira vez chamados cristãos” (Atos 11:26).

Ser crente, é apenas um religioso a mais, mas ser discípulo de Jesus, é ser um servo fiel e obediente aos seus ensinamentos, principalmente o mandamento do amor, pois Ele disse: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros” (João 13:35). O discípulo vive um novo estilo de vida, que não é simplesmente de um religioso superficial, mas flui do seu interior os rios de águas vivas. Ser crente, é aceitar Jesus como o nosso Salvador, mas ser um discípulo é reconhecer que Jesus é o Senhor de nossas vidas e não só aceitar, mas entregar totalmente nossas vidas 100% a Ele, e poder dizer como Paulo, apóstolo do Senhor Jesus Cristo: “…logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim…” (Gálatas 2:20).

Eu pergunto: onde estão os discípulos do Senhor Jesus Cristo? Por que será não se fala mais sobre isto? Por que tanta religiosidade e tão pouco autêntico cristianismo? Tanta doutrina e religião e tão pouco amor e vida? Tanto crente e quase nada de discípulos? A resposta é simples, ser crente é fácil, é apenas mudar de religião, mas ser discípulo é muito mais que isto, é mudar de vida. Crente, na verdade quase todo mundo é, pois até o demônio é, como já disse, para ser crente basta, acreditar, mas para ser um discípulo, Jesus disse: “…a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; quem perder a sua vida por minha causa, esse a salvará” (Lucas 9:23-24). Por isto, poucos são discípulos, poucos querem se entregar totalmente, os templos estão cheios de crentes, porque todos querem ganhar a sua vida, se a mensagem da cruz for de fato pregada, será que os templos continuarão cheios?

Ser discípulo é ser servo, é esvaziar-se de si mesmo para servir. Hoje quando se vai ao templo na verdade, os crentes vão para serem servidos, e ali estão para exigir conforto, prosperidade, cura, e assim por diante. Querem ouvir a mensagem que lhes agrada, o pastor que lhes agrada, o ambiente que lhes agrada, o cântico que lhes agrada, enfim estão ali para serem servidos, e como a concorrência é grande, se não me agradar eu troco de igreja, aliás hoje se troca de igreja como se troca de marca de pasta de dente. Mas o discípulo não faz assim, ele se reúne para servir, ali ele estará para adorar o seu Senhor, para se entregar ao Senhor, com cânticos, louvores e gratidão; também para servir em amor aos seus irmãos, com um sorriso, um abraço, uma palavra de carinho; também para compartilhar dos seus bens materiais com o fim de

ajudar os que necessitam, pois afinal somos uma só família.

Tome hoje a sua decisão de ser um discípulo de Jesus, pois Ele é o Senhor, e Ele o chama para ser seu seguidor fiel. Não somos nada sem Ele, só Ele pode dar razão para vivermos, venha a Jesus hoje e entregue-se totalmente nas suas mãos. Ele morreu na cruz, por causa dos nossos pecados, mas foi ressuscitado e está vivo, e Ele é o Senhor dos Senhores, o Rei dos Reis, Ele disse: “…toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações…ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado…” (Mateus 28:18-19). A Palavra de Deus diz: “Se com tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Romanos 10:9).
Este é o desafio que Jesus nos dá, ser seu discípulo, e cumprirmos a vontade dEle, pois qual a vontade do Senhor, se não que todas as nações sejam seus discípulos. O discípulo não faz mais a sua vontade mas a vontade de seu Senhor, e se formos discípulos do Senhor Jesus, faremos a sua vontade, seremos e faremos discípulos de todas as nações, ensinando-os a guardar todas as cousas que Ele nos tem ordenado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário